Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A EXPERIÊNCIA DA MESA.
TUDO COMEÇA EM CASA (CONT.)!!!
(Devi Titus)
OLÁ MIGAS!

Quando lemos, ou relemos um tema em algum livro, sempre aprendemos um pouco mais. Confesso que era pra eu ter lido esse livro há um bom tempo atrás. Mas quando pensei em comprá-lo, minha filha me disse: "Mãe não vai lhe acrescentar muito, porque é tudo o que a mãe fez conosco (Palavras dela)." Creio que fiz uma boa parte mesmo. Agora estou vendo um pouco mais da realidade espiritual, da importância do tempo familiar gasto à mesa.


Em Declínio e queda do império romano, comentário completo em seis volumes em 1788, o historiador inglês Edward Gibbon destacou cinco causas principais que contribuíram para a ruína de um dos maiores impérios do mundo. Os historiadores reconhecem, de modo geral, que os princípios de Gibbon se aplicam a todas as grandes civilizações. O interessante é que a causa mais significativa da queda de uma civilização não é a perda da força militar ou de astúcia política. O golpe mais esmagador a um império não vem de poderes externos que tentam conquistá-lo e dominá-lo. Não, segundo Gibbon, as bases de uma grande civilização sucumbem quando o enfraquecimento começa de dentro. E o que vem primeiro na lista de fatores que contribuem para a queda de um império? “A corrosão da dignidade e da santidade do lar, a base para a sociedade humana”.


Os maiores impérios do mundo não foram derrotados por causa da força política ou militar de outro povo, mas, sim, por se tornarem vulneráveis ao deixarem de prestar atenção ao que acontecia dentro de casa. O lar não é uma mera estrutura física onde vive uma família. Não é apenas seu endereço postal ou o lugar onde seu carro fica estacionado à noite. Deus planejou o lar para ser parte central de nossa vida. Ele deve ser um lugar acolhedor, onde os membros da família constroem relacionamentos saudáveis uns com os outros, aprendem, riem e crescem juntos, desenvolvendo um senso de identidade e comunidade que forma a sociedade.


Seja numa cabana ou mansão, uma morada de qualquer tipo se transforma em lar quando as pessoas passam tempo juntas ali. Todos conhecemos o clichê: “Lar é onde o coração se forma”. Há algo muito dinâmico nessa ligação entre o lar e o coração humano. Dentro do lar, nosso coração pode ser magoado ou endurecido por aquilo que vivenciamos, ou ficar fortalecido, seguro e sensível pelo que acontece ali.


Gibbon observa que, quando as famílias deixam de passar tempo no lar, a base da sociedade começa a sucumbir. Com grande frequência, no mundo ocidental moderno, os lares deixaram de ser o centro das atividades da família. Entre o trabalho, a escola, as aulas de esportes e de música, o serviço comunitário e mesmo as atividades da igreja, muitas famílias não ficam mais em casa! Corremos para sair de casa bem cedo e voltamos tarde da noite, exaustos e prontos para cair na cama. Em muitas famílias, passar pelo drive-trough de redes de fast-food e pegar comida substitui o tempo na companhia uns dos outros a cada noite, reunidos face a face ao redor da mesa, comendo e conversando juntos.


Ao refletir sobre a importância do lar, pensei: “Se o lar é a base da sociedade humana, será então possível que a mesa continua a base da estabilidade humana?” Seria a experiência da mesa – o simples ato de partilhar refeições regulares em família – algo absolutamente vital para a saúde e estabilidade da família e da sociedade no longo prazo? Uma empolgação crescente aguçou minha curiosidade. Quanto mais eu pesquisava, mais confirmações descobria.

 "Quando comecei a desvendar a importância da mesa nas Escrituras {...} fiquei surpresa ao descobrir quantos eventos, ensinos e milagres significativos ocorreram enquanto as pessoas comiam juntas - (Devi Titus)"


BEIJOS NO CORAÇÃO!!!










Nenhum comentário: