Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A VIDA É UMA PROGRESSÃO
(PARTE II)

(SILVIA HIMITIAN)


OLÁ BLOGAMIGAS!

QUANTO MAIS LEIO ESSAS PALAVRAS, SINTO A NECESSIDADE DE QUE OS PAIS E FILHOS, LEIAM E AS PRATIQUE.


Você tem 14, 15, ou 16 anos? Não procure parecer mais velha do que é. A vida passa muito rapidamente e nunca mais voltará a ter esta idade. Aproveite-a e desfrute-a ao máximo. Seu tempo agora é tempo de crescer, de estudar, de dar e receber amizades.


Amizade. Linda palavra! Procure fazer muitos amigos. Se nesta etapa não aprender a relacionar-se bem com seus semelhantes, será mais difícil consegui-lo depois. Ter amigas com as quais compartilhar e ajudarem-se mutuamente é algo muito importante. Deve aprender a escolher. Evitar aquelas que possam constituir-se em um mau exemplo para você. É importante que suas melhores amigas pertençam ao Reino de Deus, porque, que relação tem a luz com as trevas? Aquelas que conhecem ao Senhor não podem ser uma influência positiva. Precisa de amigas com as quais possa compartilhar suas preocupações e seus problemas a fim de que elas a ajudem a superá-los. Amigas que a animem, que lhe comuniquem fé. E, sobretudo, que não a incitem à tentação, ao pecado, ao afastamento de Deus. Amigas com quem orar e crescer no Senhor. Se ainda não as tem, procure encontrá-las.

Para ter amigos, mais importante é ser natural. Natural quer dizer espontânea, sincera, não artificial nem sofisticada. Fale com sua própria voz, sem gestos ou poses rebuscadas, sem procurar “fazer charme” (quando se dirigir aos rapazes). Assim como é em sua casa. Sem dúvida, procure ser agradável e amável, e ter bons modos, mas não seja pedante nem adquira poses. Isso é muito importante no relacionamento com os rapazes. Será muito melhor vista e parecida. Seria um tremendo erro procurar ser atraente para os rapazes nessa idade. Esse não é ainda tempo para namoros, e muito menos para flertes. Portanto, o relacionamento com eles deverá ser igual àquele que tem com as moças.


Todavia, é importante que se deixe conhecer, e que comece a conhecer rapazes, porque assim aprenderá a reconhecer os autênticos valores neles,e não ocorrerá o perigo de ficar deslumbrada com uma “fachada fatal”, ou com uns “olhos que enlouquecem”. Você deve saber discernir o que verdadeiramente há detrás desta aparência marcante e destes olhos que enlouquecem. Este é um tempo de se desfrutar da amizade sincera, sem intenções ocultas. Não se envolva sentimentalmente com nenhum de seus amigos, e caso esteja enamorada é porque deu rédeas soltas à sua fantasia e a entrelaçou com suas emoções. O ser humano tem perfeito domímio sobre suas emoções e pensamentos. Deve dizer a si mesma: “este não é o tempo, e rejeitar todos os pensamentos e fantasias românticas que querem povoar sua mente. Afaste-os de você até chegar o tempo em que esteja em condições de fazer sua escolha. Ficar criando fantasias nessa idade tirará tempo dos estudos, porque encherá sua mente. Além disso, lhe trará dúvidas e insegurança quando chegar o tempo de namorar (terá pensado já em tanto rapazes diferentes, que estará bastante confundida por causa da instabilidade de seus sentimentos). Quanto aos perigos que possuem os flertes nessa idade, falaremos deles ao tocarmos o tema do namoro. É suficiente saber que não é este o tempo de Deus para um namoro ou coisa semelhante, que não conduzem a nenhuma situação séria.


Responsabilidade. Falemos de suas responsabiliddes dentro do lar. Recorde-se que já é uma menina. Não espere que lhe dêem tudo pronto. Ajude a sua mãe. Tenha cuidado por ela. Seja serviçal, atenciosa. Ela já trabalhou muito. Honre-a. Compartilhe também algumas de suas responsabilidades. Limpe seu quarto. Arrume a cama. Ajude-a a cozinhar ou ao passar a roupa. Isso lhe fará um bem enorme! Você deve aprender a escolher entre o que gosta e o que convém, e adquirir a capacidade de sobrepor-se à ociosidade e a dependência materna. O senhor deseja que assuma sua responsabilidade.
OBS. Em alguns programas informais da congregação, tenho visto que as adolescentes por causa dos smartphone, tem ficado em "grupinhos", e não ajudam às mulheres adultas a lavarem a louça, secar ou ser participante na ajuda comunitária. Como já tivemos na geração passada. É só um lembrete.



No que diz respeito ao Senhor, você já tomou consciência do chamado de Deus para sua vida? Você deve responder concretamente a sua demanda de entrega. Tem sido chamada para ser uma muler de Deus. Quando escutar esta expressão “mulher de Deus”não em si mesma. Deus tem em mente que chegue a sê-lo. Também deve visualizar-se assim. Nunca chegará a ser o que não imaginava ser, por isso deve enfocar seus pensamentos nesta direção. Isso fará com que em tudo via de acordo com a dignidade que Deus lhe conferiu com sua filha; em sua maneira de falar, de vestir-se, de conduzir-se, etc. Lemos em Ec. 3:11 que Deus “... coloucou a eternidade no coração deles...” Devemos viver conscientes de nossa dimensão eterna. Conscientes de que formamos parte da Igreja de Deus, e da santidade e entrega que Ele nos demanda.




Já aos 17 ou 18 anos encontra-se um novo equilíbrio (na mulher). A personalidade começa a solidificar-se e alcançando sua fisionomia própria. Você se sentirá mais segura de si mesma ao atuar. Andará com mais liberdade. Isso é bom. Somente deve ter cuidado para que esta liberdade não se transforme em levianidade. O tratamento para com os demais deve ser sempre correto e respeitoso. Hoje em dia está muito em moda usar uma linguagem vulgar e até mesmo petulante. Não é necessário dizer que isso é totalmennte alheio à vontade de Deus. E ainda mais, é vergonhoso que alguém que conhece ao Senhor se exprese assim nestes termos, somente porque é a “moda”.




Por falar em moda... Aí está um grande tema! Principalmente nessa idade, em que são muito poucas as que se atrevem a ir contra a corrente. A moda não é tão inosfensiva como poderia se supor, mas, pelo contrátrio, pode constituir-se em uma fonte de problemas e contaminação dentro da Igreja. Por que dizemos isto? Porque a moda costuma estar impregnada de um espírito mundanno do qual é difícil se escapar. Quem entra na corrente da moda para segui-la indiscriminadamente, se vê envolvida no espírito dese mundo. Nem toda a moda é pecaminosa. De fato, toda nós, em certo sentido, estamos vestindas na moda. Compramos nossa roupa em lojas onde tudo o que se vende ali é da atualidade. Algumas coisas são mais modernas que outrtas. Algumas, dentro do moderno, são clássicas. Outras, estão na última moda. Porém, mesmo entre aquelas mais atuais existem muitas que são perfeitamente possíveis de serem usadas, e não se pode recriminá-la. No entanto, existem certas modas que são sumamente inconvenientes. Exatamente porque estão dentro deste espírito da moda, espírito que não se pode santificar porque não corresponde à ordem de Deus, mas sim à ordem desse mundo. Mas, como distinguir-se entre o sadio eu o contaminado? Não é difícil se passarmos toda moda para estes quatro filtros ou “peneiras”(é precisamente desse termo que vem a palavra “discernir”).



1 – O filtro da decência.
2 – O filtro da identificação.
3 – O filtro da competição e do mesnosprezo.
4 – O filtro da má administração do dinheiro.


EXEMPLO DE ALGUNS EXAGEROS:






OBS. ESTES DEVERÃO SER OS ASSUNTOS DOS PRÓXIMOS POSTS.



BEIJOS ROSA NO CORAÇÃO!




Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo post mãe! Mas vou cobrar cachê kkkkk brincadeira! Bjão