Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

 A VIDA É UMA PROGRESSÃO - ADOLESCÊNCIA.
(III PARTE)

(SILVIA HIMITIAN)
OLÁ BLOGAMIGAS!

GENTEM, ATÉ O BLOG NÃO ESTAVA SUPORTANDO O CALOR, ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO, AINDA QUE PRETENDO FAZER ALGUNS RETOQUES NELE... CONTINUANDO O NOSSO ASSUNTO SOBRE A ADOLESCÊNCIA. LEMBRANDO QUE O PRIMEIRO, É ESTE:

1 – FILTRO DA DECÊNCIA


A primeira razão para vestir-se é cobrir aquelas partes do corpo que pertencem à sua intimidade, quer dizer, as que não devem ser exibidas diante de qualquer um. Não porque o corpo tenha partes desonestas ou desprezíveis, mas porque a exposição delas leva à tentação, e muitas vezes ao pecado, aqueles que as contemplam. A mulher mundana busca, através da moda, chamar a atenção, atrair os olhares provocar reações. E o faz por meio de decotes atrevidos, transparências, calças ajustadas, trajes escandalosos, modelos extravagantes, etc. Muitas coisas da moda são indecentes e sensuais. Ao julgar uma peça de roupa, pergunte-se: “Esse traje, esse decote, esta calça, está de acordo com a honestidade e o decoro que Deus demanda? Minha maneIra de vestir corresponde à minha realidade interior? Não deixe que satanás a use para tentar os rapazes por meio das suas roupas provocantes. Deve vestir-se com a dignidade de filha do Rei.

2 – O FILTRO DA IDENTIFICAÇÃO


Há alguns estilos de indumentária que identificam um determinado grupo de pessoas. Por exemplo, as roupas do estilo “hippie”. Este movimento tem uma filosofia e um estilo de vida próprios. Quando se veste como um deles, as pessoas lhe vêem como um “hippie”. Quem lhe visse pela rua, relacionaria você com a Igreja? O movimento “punk” surgiu dentro dos extratos mais corrompidos da sociedade inglesa como uma expressão de rebelião explosiva, como dar uma bofetada no rosto, com um intuito. Algumas traduções da palavra “punk” são: mau ou má e pobre homem. E isso é o que eles pretendem refletir. Por isso usam essas expressões desagradáveis e agressivas nos rostos. Por isso possuem símbolos tais como correntes de cachorro no pescoço e dentes caninos de Drácula colocados sobre seus próprios dentes incisivos. São maus e querem ser maus e dar justamente essa impressão. Maus e horríveis. Por isso se vestem assim, se pintam e cortam o cabelo dessa maneira. Quando aparece esse corte do cabelo como moda, será possível adotá-lo sem que, de alguma forma, tenha comunhão com sua corrente de pensamento? Seguramente, você quer identificar-se com o povo de Deus, com suas pessoa. Elimine aqueles elementos que lhe dêem uma falsa identidade, alheia a você. O melhor seria que nós, como mulheres cristãs, criássemos nossa própria moda, tornando visível através do que é exterior, aquilo que há no interior.

3 -O FILTRO DA COMPETIÇÃO E DO MENOSPREZO.


As vezes, a moda envolve as mulheres em um espírito competitivo. Ficam muito dependentes do que está usando ou não.já não se vestem para estarem bem arrumadas, mas para serem as melhores, para que sejam vistas e invejadas. Não se atrevem a colocar algo que não esteja na moda. E isso costuma levá-las a olhar com menosprezo e desdém aquelas que não querem, ou não podem, seguir os caprichos da moda. Isso não produz nenhuma contribuição ao amor, e permite que se infiltre um espírito anti-cristão na Igreja. Conduz ao egoísmo e ao orgulho, enquanto que a mulher cristã deve caracterizar-se pela simplicidade. Se um espírito deste tipo lhe invadiu renuncie a ele. Liberte-se em nome do Senhor e rompa toda dependência que se tenha criado em você para com a moda. O Senhor lhe chamou ao amor e à harmonia, não `a competição e ao menosprezo.

4 – O FILTRO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO.


A moda é uma grande indústria que enriquece a muitos às custas da estupidez de outros. Os principais estilitas definem um estilo para uma certa temporada. Confeccionam-se as roupas e são vendidas. No ano seguinte, escolhem uma corrente diferente, com outras cores, outras formas. Automaticamente as coisas do ano anterior são descartadas. Então, tem que se deixar de lado roupas que estão em perfeitas condições de uso, a fim de trocá-las por outras mais atuais. Isso é um grande negócio para eles, porém a realidade é que estão nos usando. Investimos, desnencessariamente, uma nova quantidade de dinheiro para renovar nosso guarda-roupa. Porque devemos nos prestar a esse jogo? É necessário termos um bom critério nesse sentido também.
Se usar esses quatro filtros não terá mais problemas no que se refere às suas vestimentas.

OBS:.SEMPRE TIVE UM RELACIONAMENTO PRÓXIMO COM A MODA. EXPLICO:
1 - MORAVA EM UMA CIDADEZINHA DO INTERIOR E PRATICAMENTE DESENHAVA TODOS OS MODELOS DOS CASAMENTOS E FESTAS;

2 - QUANDO JÁ NAMORAVA O WALACE, MUITAS VEZES, ELE EM FÉRIAS FICAVA SENTADO ME FAZENDO COMPANHIA ENQUANTO EU FAZIA UM VESTIDO. NAQUELA ÉPOCA USAVA MUITO LASTEC E VESTIDO LONGUINHO;

3 - ATÉ  OS MEUS TAMANCOS, EM SOLA DE MADEIRA, EU TRANSFORMAVA A PARTE DE CIMA, QUEBRAVA AS AGULHAS DA MÁQUINA DE MINHA MÃE (DESCULPA MÃE), MAS ERA MUITO GOSTOSO.

4 - ALGUMAS VEZES, EU CHEGAVA NA FESTA, ALGUÉM JÁ TINHA IDO EM MINHA COSTUREIRA E COPIADO O MEU MODELO;

5 - HOJE MEU RELACIONAMENTO COM A MODA:
     A) HÁ UM TEMPO ATRÁS PUDE AJUDAR UMA AMIGA, DE SITUAÇÃO FINANCEIRA - CLASSE MÉDIA ALTA, QUE COMPRAVA MUITA ROUPA, MAS NUNCA TINHA. ACONSELHEI-A A TER POUCAS E BOAS E, QUE COMBINASSE ENTRE SI. ELA SEMPRE ME AGRADECE. 
EX. HÁ POUCO TEMPO, GOSTEI MUITO DE UMA SANDÁLIA E UM SAPATO (ESTAMPA ONÇA). UM COM SALTO E OUTRO BAIXINHO. GOSTEI MUITO DOS DOIS, MAS O PREÇO ERA SALGADO. NÃO COMPREI. MAIS OU MENOS 3 MESES DEPOIS, PASSANDO POR ACASO PELA LOJA, VI OS QUE OS DOIS ESTAVAM PELO PREÇO DE UM. MESMO ASSIM FIQUEI INDECISA. A BALCONISTA, QUANDO ME VIU INDECISA, BAIXOU AINDA MAIS O PREÇO E FUI ABENÇOADA (OREM ANTES DE SAIR PARA COMPRAR).

      B) COM MEUS FILHOS, O PRINCÍPIO ERA DE ACORDO COM O ORÇAMENTO. UMA CALÇA JEANS BOA, CAMISETA, BLUSINHAS, MAS FÁCEIS DE ENCONTRAR PREÇOS MELHORES. UM SAPATO BOM E UM VESTIDO DE BOA QUALIDADE, NÃO NECESSARIAMENTE CARO. MUITAS VEZES FEITO EM COSTUREIRA (OBRIGADA NAIR); ATÉ HOJE USAMOS UM POUCO DESSE ESQUEMA, DEPENDENDO DA NECESSIDADE.
COMO JÁ POSTEI, GOSTO MUITO DE RECICLAR E CUSTOMIZAR.   

       C) TIVE A BÊNÇÃO DE TER MUITAS IRMÃS MAIS MADURAS AO MEU REDOR, QUANDO VIM PARA FLORIANÓPOLIS, E COM UMA DELAS, QUE TINHA UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA, DE CLASSE MÉDIA ALTA, QUE SÓ COMPRAVA COISAS PRA ELA E PRAS FILHOTAS, EM MUDANÇA DE ESTAÇÃO (LIQUIDAÇÃO). É BOM LEMBRAR QUE AO COMPRAR EM LIQUIDAÇÃO É IMPORTANTE COMPRAR PEÇAS QUE NÃO CAI DE MODA. 
  


OBS. NÃO QUEREMOS DILUIR ESTA PALAVRA, POIS ISSO SERIA O IDEAL PRA TODA FAMÍLIA CRISTÀ, MAS TEMOS QUE PEDIR A DEUS MUITA GRAÇA E SABEDORIA, PARA LIDAR COM OS JOVENS DESTA GERAÇÃO, QUE JÁ SOFREM MUITA PRESSÃO FORA DE CASA E, SERMOS SÁBIOS,  EM CADA DIREÇÃO QUE TIVERMOS QUE DAR A ELES.












Um comentário:

Anônimo disse...

Mãe adorei o post! Muito interessante mesmo ver essas verdades escritas, pois as vezes ficam escondidas sutilmente. O layout novo do blog está super moderno hein!! bjão, Li