Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

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quarta-feira, 8 de janeiro de 2014



A MÃE BASICAMENTE UMA EDUCADORA
(SILIA HIMITIAN)
(CONTINUAÇÃO)


OI MÃES!
COMO HAVIA PROMETIDO, QUE ALTERNARIA O ASSUNTO SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. SUGIRO QUE, PARA ENTENDEREM MELHOR ESSE POST É IMPORTANTE RELER A PRIMEIRA PARTE.

ETAPA ESCOLAR

Esta é uma etapa que nos exigirá muito, tanto em tempo como em dedicação.


TAREFAS ESCOLARES

Começa o aprendizado escolar, e a criança necessitará de ajuda e apoio. A ajuda deve ser bem medida e bem orientada para não anulá-lo. Ele deve assumir sua própria responsabilidade e realizar a tarefa por si mesmo. A mãe deverá atender as suas consultas e lhe indicará como realizar o trabalho, porém ele mesmo deverá fazê-lo. Também irá ensinando-o a estudar e a pensar, para que possa chegar a conclusões lógicas por si mesmo. É importante que quando a criança regresse para casa encontre sua mãe esperando por ele. Ele se sentirá bem-vindo. É a presença da mãe que torna a casa aconchegante pra ele.


Geralmente sua área de aprendizagem não se limitará à escola, mas deve também desenvolver outras habilidades como música, desenho ou estudar um idioma estrangeiro. Talvez algum opte por praticar esportes. Ou seja, se manterá sumamente ocupado de segunda a sexta feira. Devemos providenciar então, um divertimento adequado durante o fim de semana. Alguma atividade ao ar livre, ou algum passeio que o distraia a rotina (de passagem, para nós pais isto também nos faz muito bem). Para que isto tenha bom resultado, é melhor que planejemos, antecipadamente, o que iremos fazer.


COMPARTILHAR HABILIDADES



Eu encontrei uma satisfação particular ao ensinar inglês para os meus filhos, e também ao ajudá-los em suas lições de música. Animo às mães que compartilhem suas habilidades com seus filhos. Isso cria um lindo ambiente de companheirismo e cooperação (ainda que às vezes custe manter a disciplina devido ao excesso de confiança). O importante é estar com eles, dispor de tempo, participar de suas atividades.






ENSINO ESPIRITUAL

A Palavra de Deus tem que ocupar um lugar importante dentro do ensino nesta etapa. A criança é capaz de recebê-la, compreendê-la memorizá-la e entesourá-la. Também é necessário levá-lo a experimentar todas aquelas coisas de Deus, das quais lhe falamos. Uma criança de 9 ou 10 anos pode entender o que significa o arrempendimento, o batismo, o batismo no Espírito Santo, e experimetnar tudo isto. Sendo assim, não deixemos para mais adiante o começo do discipulado.



DISCIPLINA

Nesta idade, especialmente, é necessário ser firme com a disciplina, com a ordem e com a obediência. Se a criança percebe que tem alguma maneira para evadir-se de nossas demandas, normas ou restrições, fará isto invariavelmente, e teremos, então, perdido a autoridade. Devemos exigir o cumprimento das ordens que lhe damos, tanto quanto o respeito às normas vigentes no lar. Se não atentar para essa conduta, deverá ser advertido do castigo que se fará merecedor, e se contudo não cede, devemos finalmente, discipliná-lo. Seria interessante er o livro “Ouse disciplinar” (de James dobson, Editora vida – N. do T.) como material de consulta.





 POR HOJE É SÓ ESSA PARTE, MAS TEM AINDA A TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE A RESPEITO DA INFÂNCIA.



BEIJOS ROSA NO CORAÇÃO!



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