A MÃE
BASICAMENTE UMA EDUCADORA
(SILIA HIMITIAN)
(CONTINUAÇÃO)
OI MÃES!
COMO HAVIA PROMETIDO, QUE ALTERNARIA O ASSUNTO SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. SUGIRO QUE, PARA ENTENDEREM MELHOR ESSE POST É IMPORTANTE RELER A PRIMEIRA PARTE.
ETAPA ESCOLAR
Esta
é uma etapa que nos exigirá muito, tanto em tempo como em
dedicação.
TAREFAS ESCOLARES
Começa o aprendizado escolar, e a criança necessitará de ajuda e apoio. A ajuda deve ser bem medida e bem orientada para não anulá-lo. Ele deve assumir sua própria responsabilidade e realizar a tarefa por si mesmo. A mãe deverá atender as suas consultas e lhe indicará como realizar o trabalho, porém ele mesmo deverá fazê-lo. Também irá ensinando-o a estudar e a pensar, para que possa chegar a conclusões lógicas por si mesmo. É importante que quando a criança regresse para casa encontre sua mãe esperando por ele. Ele se sentirá bem-vindo. É a presença da mãe que torna a casa aconchegante pra ele.
Geralmente sua área de aprendizagem não se limitará à escola, mas deve também desenvolver outras habilidades como música, desenho ou estudar um idioma estrangeiro. Talvez algum opte por praticar esportes. Ou seja, se manterá sumamente ocupado de segunda a sexta feira. Devemos providenciar então, um divertimento adequado durante o fim de semana. Alguma atividade ao ar livre, ou algum passeio que o distraia a rotina (de passagem, para nós pais isto também nos faz muito bem). Para que isto tenha bom resultado, é melhor que planejemos, antecipadamente, o que iremos fazer.
COMPARTILHAR
HABILIDADES
Eu encontrei uma satisfação particular ao ensinar inglês para
os meus filhos, e também ao ajudá-los em suas lições de música.
Animo às mães que compartilhem suas habilidades com seus filhos.
Isso cria um lindo ambiente de companheirismo e cooperação (ainda
que às vezes custe manter a disciplina devido ao excesso de
confiança). O importante é estar com eles, dispor de tempo,
participar de suas atividades.
ENSINO
ESPIRITUAL
A
Palavra de Deus tem que ocupar um lugar importante dentro do ensino
nesta etapa. A criança é capaz de recebê-la, compreendê-la
memorizá-la e entesourá-la. Também é necessário levá-lo a
experimentar todas aquelas coisas de Deus, das quais lhe falamos. Uma
criança de 9 ou 10 anos pode entender o que significa o
arrempendimento, o batismo, o batismo no Espírito Santo, e
experimetnar tudo isto. Sendo assim, não deixemos para mais adiante
o começo do discipulado.
DISCIPLINA
Nesta
idade, especialmente, é necessário ser firme com a disciplina, com
a ordem e com a obediência. Se a criança percebe que tem alguma
maneira para evadir-se de nossas demandas, normas ou restrições,
fará isto invariavelmente, e teremos, então, perdido a autoridade.
Devemos exigir o cumprimento das ordens que lhe damos, tanto quanto o
respeito às normas vigentes no lar. Se não atentar para essa
conduta, deverá ser advertido do castigo que se fará merecedor, e
se contudo não cede, devemos finalmente, discipliná-lo. Seria
interessante er o livro “Ouse disciplinar” (de James dobson,
Editora vida – N. do T.) como material de consulta.
POR HOJE É SÓ ESSA PARTE, MAS TEM AINDA A TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE A RESPEITO DA INFÂNCIA.
BEIJOS ROSA NO CORAÇÃO!
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