Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



A VIDA É UMA PROGRESSÃO



A vida é uma progressão é um caminho comprido. Ou talvez mais como uma escada; sempre nos desafia a subir. Nisto está envolvido esforço, mas também progresso. Espera-se que cada dia a distância que nos sempara do chão seja maior, e a que nos separa do céu menor. Começamos na ignorância, no esgoísmo, na incapacidade total (quando bebês), e vamos subindo degrau a degrau, por meio do conhecimento, da aprendizagem, das experiênciass, da convivência, da dor. A vida normal deve ser uma contínua ascensão. O plano de Deus para o homem é fazê-lo chegar à imagem de Cristo, tornar-se semelhante a Ele. Salomão o expressou assim: “A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Pv. 4:18). Nzsao há razão para haver declíneo mesmo na velhice. Deus fez tudo perfeito, e isto inclui a velhice. Essa fase tem que ser a expressão da plenitudo do ser humano, plena de beleza e equilíubrio. Talvez muitos dos males que afligem a nossa sociedade se devam à carência de anciãos maduros e influentes, e a superabundância de velhos decrépitos. Algumas pessoas, ao chegarem à idade madura, parecem negar-se a prosseguir adiante. Querem perpetuar sua juventude. Agarram-se ao corrimão da escada a fim de manterem-se no mesmo lugar. Outros, ao contrário, se dão por vencidos, crêem que já não há mais nada que valha a pena ser vivido, e começam a viver um processo de queda contínua até os primeiros degraus. Perdem sua dignidade e ficam esperando a morte em um estado de abandono e passividade. Porém, os que se animam a continuar subindo, descobrem a riqueza e a beleza dessa idade.

Para se chegar a essa maturidade, e poder ter uma vida de contínua ascessão, é necessário começar bem, é preciso subir degrau por degrau. Não se pode saltar de quatro em quatro degraus. Não se pode queimar etapas. Tem que se respeitar os tempos de Deus. E Ele fez tudo excelente e adequado para seu próprio temp. DIZ O LIVRO DE ECLESIASTES: “TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO O PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU...” (Ec. 3:1-14).

ETAPAS

Nosso interesse daqui em diante se localizará no degrau que nos compete subir agora. A juventude é uma época transcendental. Seu futuro dependerá de como viverá essa fase. Até os 12 ou 14 anos foi levada pela mão de seu pai e de sua mãe. Daqui para frente irá adquirindo maturidade e desenvolverá critérios próprios. Será um avanço gradual, progressivo, e não desenfreado e fantasioso. Para que isto ocorra adequadamente, necessitará da presença destes três fatores:
a) Reconhecer a etapa que está vivendo.
b) conhecer a vontade e o plano de Deus para esta etapa.
c) Submeter-se à Sua vontade e cumpri-la.

A fim de poder dar uma orientação específica e clara, assinalaremos três etapas da juventude:
1 - A adolescência (12 a 17 anos nas meninas jovens; (coincidindo com a escola secundária)
2 - A primeira juventude (18 a 24 anos; coincide com os estudos universitártios ou profissionalizantes, e com a integração ativa na sociedade através do trabalho)
3 - Juventude madura (25 a 35 anos. Iremos nos ocupar exclusivamente das jovens que ainda estejam solteiras).


A ADOLESCÊNCIA

Anteriormente estávamos dando o enfoque sobre mães de adolescentes, mas agora vamos falar para as próprias adolescentes.

E ,talvez,a etapa mais dificil e conflititiva da vida. Não se é menina. Não se é mulher. Como se conduzir? Como vestir-se? Nós vemos os exemplos mais diversos. Desde aquela que permanece como criança por medo de revelar se mulher, até a que se maquila, excessivamente, e veste-se como se tivevesse 30 anos. E isto ocorre não somente no que se refere à aparência, mas também à conduta, as atitudes, a forma de falar, etc. Tudo depende da idade em que cada uma se situe mentalmente. Algumas assumem seus reais 14 anos, outras começam a atuar como se tivessem 18 anos, e outras quiseram voltar à infância (que por ser um terreno conhecido, lhes parece mais seguro). Porém, não é uma questão de situar-se em nenhuma idade, mas sim de viver aquela que realmente possui.


EXEMPLO: Imaginem uma menina com esta idade se maquiando, pintando os cabelos e se vestindo desta forma. Como que se sentirá quando tiver com 15 anos? 

AS MÃES PRECISAM TOMAR CUIDADO PARA NÃO SER AS PRIMEIRAS A INCENTIVÁ-LAS A AGIR ASSIM.




Aos 13 ou 14 anos, está se começando a entrar no processo de amadurecimento. Tudo é novo. Apenas se está começando e não há motivo para precipitar-se a viver apressadamente. É necessário tomar tempo para refletir, para pensar. A meditação é um dos exercícios mais sadios que existem. Deve meditar sobre as mudanças que estão se produzindo em você, a fim de aceitá-las, a fim de assumimilá-las e ir se acostumando a viver com seu novo eu, com ser adulto que está começando a despontar dentro devocê. Também deve aprender a aceitar-se tal como é. Nesta idade dos idealismos, muitas meninas se rejeitam a si mesmas. Não lhes agradam certos traços de sua personalidade. Ou não estão satisfeitas com seu aspecto físico. Queriam ser mais altas, ou mais baixas, ou mais magras, ou ter um nariz diferente. Porém, a realidade é ser como é. Deus fez assim. E deve aceitar-se a si mesma. Não há nenhum problema com sua personalidade (salvo aquelas distorções ocasionadas pelo pecado). Se é extrovertida e dinâmica, deixe de sonhar com um ideal romântico e lânguido de mulher. Está perfeitamente bem assim. Deus quis ter uma filha exatamente como você, e por isso a fez assim. Aceite-se e ame-se. Pense em si mesma, em todas as possibilidades reais que tem pela frente, e alegre-se por ser quem é e como é. Tome tempo para pensar em si mesma, em suas circunstâncias, nos que a rodeiam e em seu futuro. Você tem todo o tempo do mundo! E nenhuma afobação para chegar a conclusões apressadas.

O futuro... esse é um tema que inquieta. Como será seu futuro? Depende em grande parte, do que faça com estes primeiros anos de sua juventude. Há quem os desperdicem, vivendo em tolices. Querem sair, passear, estar com os amigos, divertir-se. Pensam: “Agora que sou mulher”, vou viver a vida. E a desperdiçam. Por que esse é o momento de partida, do arranque, de expandir-se. Há tanto para se fazer! O que aspira ser no futuro? Uma mulher bonita e nada mais? Ou mulher no pleno sentido da palavra, com maturidade e um bom critério? Se aspira a este último alvo, tem que começar a trabalhar a partir de hoje para consegui-lo. A cultura, o refinamento, os bons modos, a inteligência desenvolvida, não surtem por geração espontânea. É necessário cultivá-los em esmero e dedicação. A única coisa que cresce sozinha são as ervas daninhas. A menos que se dedique com afinco ao estuo e a superação pessoal, não chegará a ser a mulher que sonha, senão somente uma mulher frustrada. Se seus primeiro e segundo colégio forem fracos, como crê que serão os demais? Aquilo que não passa a fazer parte de você. De onde crê, então, que virá sua cultura? Não esude por causa das notas. E também não só para satisfazer ao professor ou a seus pais. Estuda por si mesma. Comece a dar sinais de maturidade, assumindo com responsabilidade e amor seus estudo, até que ele chegue a ser um prazer para você. Tem ideia da grande diferença que existe entre a conversa de uma mulher culta e ilustrada e de uma mulher ignorante? Cursando um bom primeiro ano, um bom segundo ano, já está começando a ser uma mulher culta. As pessoas terão prazer em conversar com você. Aprecie-se a si mesma. Trate-se com a dignidade que lhe é devida. Diga:”Não é bom que eu despreze toda essa bagagem cultural que me está sendo oferecida; devo esforçar-me e tirar um bom proveito disto”. Se até agora não o tenho feito, comece a estudar responsavelmente. Sua principal ocupação durante os próximos 5 ou 7 anos será educar-se, preparar-se para a vida. A seriedade nos estudos é sinal de maturidade.

OBS. Continuarei publicando outros posts sobre esse assunto.

DEDICO ESTA FOTO ÀS MINHAS "MIGUINHAS" TEEN, ESTIMULANDO-AS A LER E A PRATICAR ESSAS PALAVRAS!


UM FELIZ FINDI!


BEIJOS ROSA NO CORAÇÃO!

Nenhum comentário: