Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A MÃE, BASICAMENTE UMA EDUCADORA
(III PARTE)
(SILVIA HIMITIAN)

OI BLOGMÃES!

FIQUEI EM DUVIDA SOBRE ENTRE ESSE POST OU OUTRO DE DECOR , OU SOBRE O VERÃO, MAS EM FIM ESTE VENCEU, A CONSELHO DO MARIDÃO. 


INTERESSE SEXUAL

Também durante este período produz-se um despertar do interesse sexual. Se há uma boa relação com os pais, a criança fará perguntas. Se não as fizer, devemos verificar se as vias de comunicação estão abertas, e solucionar qualquer problema que exista. Ele precisa saber que a mamãe e o papai estão sempre disponíveis e que suas perguntas não os incomodam. Sei que geralmente é difícil para os pais enfrentarem esse tema com seus filhos. Sugiro que leiam alguma coisa sobre o assunto. Permito-me recomendar o livro “A Origem da Vida” de Mariela Quartana.

Pode ser que os meninos de 9 a 10 anos tenham tanta curiosidade a ponto de quererem saber como realizar-se o ato sexual. Eu tive que enfrentar esse problema com minhas filhas. Pessoalmente, penso que é algo prematuro nesta idade, porém vivemos em uma sociedade que nos condiciona. Elas haviam escutado praticamente tudo que se poderia escutar sobre o tema na escola, através de outros alunos. Portanto, não se poderia fazer nada a não ser tomar o tema e ensiná-lo, dando assim a este assunto a pureza e a santidade que Deus lhe outorgou dentro do casamento, mostrando o perverso, sujo e destrutivo quando fora dele. Não se poderia deixar na mente das crianças o lixo que haviam ouvido ignorando o tema, mas sim, era necessário explicar e corrigir tudo o que havia chegado até elas distorcidamente. Eu me inclino a dar, primeiramente, uma explicação científica do assunto, assinalando que assim como existe um aparelho respiratório, um aparelho digestivo, etc, no organismo, também há um aprelho reprodutor que se constitui de tais e tais órgãos e funciona assim e assado. Depois completo com uma explicação sobre o que Deus tinha em mente quando fez as coisas dessa forma e por que não devemos desvirtuar seu uso.

Quando falei com minhas filhas, elas receberam muito bem a palavra dada e ficaram satisfeitas com a explicação.

No aspecto sexual, os meninos de hoje em dia amadurecem intelectualmente ( ou, se faz com que amadureçam através da excessiva quantidade de informações que lhes são proporcionadas) antes de alcançarem a puberdade (12 a 14 anos) e a maturidade ou equilíbrio emocional, o que deve nos levar a manejar com todo cuidado e delicadeza estes temas, avaliando quando será o tempo propício para abordar o assunto.

TELEVISÃO

É muito nocivo à criança ficar sentado durante duas ou três horas no dia (às vezes até mais) diante do televisor. Seria recomendável que os pais selecionassem um programa de uma hora, ou dois de meia hora por dia e somente lhe permitisse ver isto. Há muitos programas vazios ou idiotas, os quais enchem a mente das crianças de tolices. Outros são violentos, os contagiam com agressividade e os levam a ter a violência como algo comum e corrente. Tudo isto é perigoso por causa do sedimento que vai deixando na mente e no espírito. Não podemos permitir que Satanás plante suas sementes de maldade em nosso filho sem fazer nada para impedí-lo. Quantas horas por dia será ouvindo a Palavra de Deus? Isso é exatamente o que necessita, que se encha então de pensamentos positivos e saudáveis.
OBS: O malefício da TV é enorme, mas atualmente temos os eletrônicos como: Smartfone, tablet e os computadores, que podem ser mais maléficos que a TV. Eles tem o poder de afastar os que estão perto e aproximar os que estão longe.

LEITURA



Estimulemos a boa leitura. Ao programar e supervisionarmos o que se vê na televisão, sobrará mais tempo livre para ler. Devemos animá-lo a ler bons livros, cristãos e seculares. Lê-los com ele se for preciso. Isso enriquecerá interiormente, ampliará e corrigirá o seu vocabulário e lhe dará maior cultura geral. Vale a pena fazer isso!

O CONSELHO É: SE VOCÊ É UMA MÃE ATENTA E INTERESSADA QUE SEUS FILHOS CRESÇAM NA GRAÇA E CONHECIMENTO DO SENHOR, TIRE UM TEMPINHO PARA LER O POST




BEIJOS ROSA NO CORAÇÃO!


Nenhum comentário: