Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A ADOLESCÊNCIA

(Sílvia Himitian)
OLÁ MIGAS!

QUEM SEGUE MEU INSTA E FACE, VIRAM QUE FOMOS A UM CONGRESSO EM SOROCABA (SP). E COMO NÓS E NOSSOS FILHOS PREZAMOS ESTARMOS SEMPRE EM CONTATO, PRINCIPALMENTE NESTA FASE DAS NETINHAS,  NESTE FERIADO ALGUNS ESTARIAM EM OUTROS CONGRESSOS DE SUA LOCALIDADE. MAS LOCALIDADE DE NOSSO FILHO,CANCELOU O EVENTO DELES RESOLVEMOS  UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL, FOMOS PARA O RIOA, E TIVEMOS DIAS MUITO BONS COM A BABY ANNA.

ENTÃO MIGAS, VOLTANDO AO NOSSO ASSUNTO, ENTRAMOS NA ÚLTIMA DAS QUATRO FASES, QUE ESTAMOS ABORDANDO.


A   ADOLESCESCÊNCIA!

E, talvez, a etapa mais difícil e conflitiva da vida. Não se é menina. Não se é mulher. Como se conduzir? Como vestir-se? 

Nós vemos os exemplos mais  diversos.


Desde aquela que permanece como criança por medo de revelar se mulher, até a que se maquila, excessivamente, e veste-se como se tivevesse 30 anos. E isto ocorre não somente no que se refere à aparência, mas também à conduta, as atitudes, a forma de falar, etc. Tudo depende da idade em que cada uma se situe mentalmente.



Algumas assumem seus reais 14 anos, outras começam a atuar como se tivessem 18 anos, e outras quiseram voltar à infância (que por ser um terreno conhecido, lhes parece mais seguro). Porém, não é uma questão de situar-se em nenhuma idade, mas sim de viver aquela que realmente possui.


Aos 13 ou 14 anos, está se começando a entrar no processo de amadurecimento. Tudo é novo. Apenas se está começando e não há motivo para precipitar-se a viver apressadamente. É necessário tomar tempo para refletir, para pensar. A meditação é um dos exercícios mais sadios que existem. Deve meditar sobre as mudanças que estão se produzindo em você, a fim de aceitá-las, a fim de assumimilá-las e ir se acostumando a viver com seu novo eu, com ser adulto que está começando a despontar dentro de você. Também deve aprender a aceitar-se tal como é. Nesta idade dos idealismos, muitas meninas se rejeitam a si mesmas. Não lhes agradam certos traços de sua personalidade. Ou não estão satisfeitas com seu aspecto físico. Queriam ser mais altas, ou mais baixas, ou mais magras, ou ter um nariz diferente. Porém, a realidade é ser como é. Deus fez assim.




E deve aceitar-se a si mesma. Não há nenhum problema com sua personalidade (salvo aquelas distorções ocasionadas pelo pecado). Se é extrovertida e dinâmica, deixe de sonhar com um ideal romântico e lânguido de mulher. Está perfeitametne bem assim. Deus quis ter uma filha exatamente como você, e por isso a fez assim. Aceite-se e ame-se. Pense em si mesma, em todas as possibilidades reais que tem pela frente, e alegre-se por ser quem é e como é. Tome tempo para pensar em si mesma, em suas circunstâncias, nos que a rodeiam e em seu futuro. Você tem todo o tempo do mundo! E nenhuma afobação para chegar a conclusões apressadas.



O futuro... esse é um tema que inquieta. Como será seu futuro? Depende em grande parte, do que faça com estes primeiros anos de sua juventude. Há quem os desperdicem, vivendo em tolices. Querem sair, passear, estar com os amigos, divertir-se. Pensam: “Agora que sou mulher”, vou viver a vida. E a desperdiçam. Por que esse é o momento de partida, do arranque, de expandir-se. Há tanto para se fazer! 




O que aspira ser no futuro? Uma mulher bonita e nada mais? Ou mulher no pleno sentido da palavra, com maturidade e um bom critério? Se aspira a este último alvo, tem que começar a trabalhar a partir de hoje para consegui-lo. A cultura, o refinamento, os bons modos, a inteligência desenvolvida, não surtem por geração espontânea. É necessário cultivá-los em esmero e dedicação. A única coisa que cresce sozinha são as ervas daninhas. A menos que se dedique com afinco ao estudo e a superação pessoal, não chegará a ser a mulher que sonha, senão somente uma mulher frustrada. Se seus primeiro e segundo colégio forem fracos, como crê que serão os demais? Aquilo que não passa a fazer parte de você. De onde crê, então, que virá sua cultura? Não estude por causa das notas.



E também não só para satisfazer ao professor ou a seus pais. Estuda por si mesma. Comece a dar sinais de maturidade, assumindo com responsabilidade e amor seus estudo, até que ele chegue a ser um prazer para você. Tem ideia da grande diferença que existe entre a conversa de uma mulher culta e ilustrada e de uma mulher ignorante? Cursando um bom primeiro ano, um bom segundo ano, já está começando a ser uma mulher culta. As pessoas terão prazer em conversar com você.



Aprecie-se a si mesma. Trate-se com a dignidade que lhe é devida. Diga:”Não é bom que eu despreze toda essa bagagem cultural que me está sendo oferecida; devo esforçar-me e tirar um bom proveito disto”. Se até agora não o tenho feito, comece a estudar responsavelmente. Sua principal ocupação durante os próximos 5 ou 7 anos será educar-se, preparar-se para a vida. A seriedade nos estudos é sinal de maturidade.

BEIJOS NO CORAÇÃO!!!






Nenhum comentário: