Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 3 de julho de 2017


A EXPERIÊNCIA DA MESA
O CARÁTER SE DESENVOLVE À MESA.

(Devi Titus)

OLÁ MIGAS,

MATANDO A SAUDADE DO NOSSO LIVRO, E TOMEI A LIBERDADE DE COLOCAR FOTOS DA MINHA FAMÍLIA, POIS ELAS ESTAVAM FICANDO MUITO REPETITIVAS. ATÉ HOJE, EMBORA, NEM SEMPRE, REFLITAM O QUE DIZ O TEXTO. À MESA AINDA HOJE TROCAMOS MUITAS IDÉIAS, ENSINOS E ATÉ MESMO NÓS APRENDEMOS COM OS FILHOS!


A mesa é um lugar onde podemos educar nossos filhos. Embora 
não queiramos que as refeições se transformem numa sala de aula rígida, as conversas à mesa podem desenvolver o caráter e a habilidade de aprender por meio de interações naturais e positivas.


O momento do jantar é uma última oportunidade para encorajar e edificar uns aos outros. Isso se faz por meio de comentários afirmativos sobre as histórias que os outros contam, com elogios pelo comportamento, pela participação e pela cortesia. Parabenize seus filhos quando eles tiverem boas maneiras. Essa é uma forma de reforçar o comportamentao positivo sem corrigi-los o tempo inteiro pelo comportamento ruim. Quando você diz: “Gostei de ver como você se relaciona com os avós, pode levar outra pessoa a mudar a forma de se relacionar com as pessoas mais velhas. Todos se sentem melhor acerca de si mesmos  diante de comentários positivos.


As boas maneiras nada mais são do que regras de grandeza e consideração pelos outros. Falar com a boca cheia não é cortês com aqueles que precisam olhar para você. Mastigar de boca fechada ajuda a impedir que a pessoa engasgue. Quando entendemos os motivo por trás de uma instrução, fica mais fácil colocar em prática o comportamento adequado. Quando o alimento é passado de um para o outro na mesa, os membros da família aprendem a dividir. Pegam apenas o suficiente para si, deixando para os outros. Revezar-se para falar e não interromper são atitudes que demonstram respeito pelas pessoas. Permanecer à mesa até todos terminarem e serem dipensados reforça a paciência e o respeito. Esses são apenas alguns exemplos de como o caráter é desenvolvido durante a experiência da refeição.



O Salmo 128 menciona algumas das muitas bênçãos que recebem aqueles que temem o Senhor e andam em seus caminhos. No verso 3, o salmista diz: “Seus filhos como brotos de oliveira ao redor da sua mesa”. Por que Davi disse que nossos filhos seriam como brotos de oliveira ao redor da mesa? Penso que é porque as oliveiras podem permanecer fortes por séculos, nenhuma tempestade da vida é capaz de derrubar uma oliveira madura, uma vez que suas raízes são muito profundas. Ao visitar o jardim do Getsêmani em Israel muitos anos atrás, vi oliveiras que estão lá há centenas de anos.


O mesmo ocorre com quem tem um caráter sólido. Não existe tempestade na vida que os filhos que cresceram em volta da mesa com o Pão da presença e com conversas positivas, cheias de graça não conseguem suportar. Quando se tornam adultos, por mais que tenham experiências difíceis, elas não os derrubarão, pois eles têm raízes profundas e um caráter pronto para perseverar.


Em Mateus 13:1-23, Jesus conta uma história para demonstrar a importância de nosso caráter. Nela, há um semeador, algumas sementes e vários tipos de solo. O semeador é Jesus; a semente, seus princípios; e os solos, o coração das pessoas. Ele diz que, quando a semente (os princípios que ele ensina) é lançada em solo rochoso, ela não se aprofunda, pois o solo é superficial. Embora essa pessoa fique empolgada com as novas verdades da Palavra, quando depara com uma tempestade da vida, os princípios que conheceu se secam e ela volta para os hábitos antigos. Jesus explica que esse indivíduo desmorona porque “não tem raiz em si mesmo”(vs.21). Em outras palavras, trata-se de alguém sem profundidade de caráter.




Por isso é tão essencial construir um bom caráter em nossa vida e na vida de nossa família. Dessa maneira, quando ouvirmos a Palavra de Deus, seremos capazes de captá-la, compreendê-la, e os princípios divinos crescerão na profundidade de nosso caráter, moldando nosso coração. Não seremos derrubados por provações ou tentações, porque nossas raízes são profundas, com caráter sólido.

Uma maneira de incentivar o diálogo à mesa com sua família é escolher um tema para cada refeição. Por exemplo:

  • Segunda-feira: conversem sobre comida – sua origem, como é cultivada, seu valor nutricional.

  • Terça-feira: levem um desenho para a mesa e pensem em legendas criativas.

  • Quarta-feira: conversem sobre o dia.

  • Quinta-feira: qual pessoa famosa você gostaria de convidar para jantar e por que?

  • Sexta-feira: brinquem de “complete frase”. Se você levar a família para um restaurante, essa é uma ótima maneira de começar uma conversa em público e praticar boas maneiras.

  • Sábado: encontrem um assunto num jornal ou revista atual e levem para debater à mesa.

  • Domingo: falem sobre um dos assuntos do sermão ou sobre a lição da escola dominical. Esta é uma ótima refeição para partilhar com outra pessoa. Levem uma família para casa depois do culto. Pode ser uma boa hora para fazer uma mesa das crianças próxima à dos adultos e deixar seus filhos livres para curtirem os amigos.

Migas, cada dia mais me alegro em andar com o Senhor. O preço é alto, mas as bençãos são incomparáveis!

BOA NOITE!!!

BEIJOS NO CORAÇÃO!!!





Nenhum comentário: