Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 31 de julho de 2017

A EXPERIÊNCIA DA MESA.

PONTOS DE PARTIDA PARA O DIÁLOGO.

(Devi Titus)

OLÁ MIGAS,

UMA NOVA SEMANA. E DEPENDE DE NÓS COMO ELA SERÁ. BOA OU RUIM . COMO REAGIMOS ÀS LUTAS E ALEGRIAS.

ESTE E UM ÓTIMO CAPÍTULO PRA FAZÊ-LA MELHOR , MAIS UMA VEZ DIGO DEPENDE DE NÓS, NOSSA VONTADE DE APRENDER E COLOCAR EM PRÁTICA .

VAMOS A ELE !!!


Quando você se senta à mesa, a conversa com a família pode ser como a arte. Você inicia com uma tela em branco e uma pincelada leva à outra. Às vezes, o artista sabe como quer que o quadro fique e, em outras ocasiões, a pintura evolui para algo inesperado. É possível aprender uma boa habilidade de conversar, mas poucos a temos. Sim, algumas pessoas são naturalmente extrovertidas e tagarelas, mas isso não quer dizer que sabem incentivar os outros a conversar com elas.



Conversar à mesa pode ser uma ótima maneira de penetrar mais fundo nos pensamentos, nas experiências e nas opiniões de outra pessoa, ou apenas de falar dos acontecimentos do dia. O que não devemos fazer à mesa é legislar e controlar cada minuto da conversa, impedindo a espontaneidade. Em alguns aspectos, é como um exercício de equilíbrio. Assim como o artista pintando a tela, algumas pinceladas são detalhadas e preciosas, com cor concentrada; já outras são feitas à mão livre, por acaso, criando nuances de tom pastel.


A boa capacidade de comunicação é importante em todos os aspectos de nossas experiências diárias. Há pouco tempo, um casal saiu para jantar com o chefe do marido e a esposa dele. A mulher conhecera casualmente o patrão, mas não a esposa. Ciente de que as duas famílias tinham valores cristãos, logo depois sentaram e fizeram pedidos, ela disse: “Conte-me sobre sua história de salvação”. Uau! Que ótimo ponto de partida para um diálogo! A conversa revelou o estilo de vida antes do compromisso com Cristo, os acontecimentos que levaram à entrega da vida a Jesus e a gratidão profunda pela caminhada diária ao lado de Jesus e por sua bênção nos negócios. Não foi uma conversa esquisita, mas, sim, edificante, e os quatro passaram a se conhecer de maneira mais profunda do que se nenhuma pergunta houvesse sido feita.
Criei uma lista de bons pontos de partida para o diálogo, a fim de levá-la a pensar sobre maneiras criativas e discretas de iniciar conversas que geraram reações interessantes à mesa.


Não anuncie o que você fará, apenas faça a pergunta mais tarde, caso as pessoas pareçam desconectadas. Não aja de maneira forçada. Seja intencional em ajudar seus filhos ou amigos a desenvolverem a habilidade de conversar.

(DIFÍCIL VER ESSA FOTO. MAS É BOM TAMBÉM TER BOAS RECORDAÇÕES, SAUDADES, SAUDADES, MUITA SAUDADES!)

Tente alguns dos pontos de partida para o diálogo abaixo e depois invente os próprios. Lembrem-se de que não é momento de ensinar, mas, sim de conversar. Faça perguntas apropriadas à idade dos que estiverem à mesa. Você pode pedir a seus filhos que façam uma pergunta para a família, deixando-os tomar a iniciativa do diálogo. Você pode se surpreender com o tipo de pintura que elas criarão na tela das conversas à mesa.
  1.  Qual é seu maior sonho?
  2. Qual é seu maior medo?
  3. O que signfica ser popular para você?
  4. O que faz você sorrir?
  5. Que erro lhe ensinou a maior lição?
  6. Qual foi o dia mais feliz de sua vida?
  7. Como você acha que o céu será?
  8. Como você definiria a palavra rico?
  9. Como você se sentiria se alguém fizesse uma festa surpresa para você?
  10. O que você gosta de fazer em seu tempo livre?
  11. Como Deus tem demonstrado amor por você?
  12. Fale sobre seu professor preferido.
  13. Conte uma história sobre um de seus alvos.
  14. Conte-me sobre sua experiência de salvação.
  15. Qual é sua memória preferida ligada à igreja?
  16. Defina sucesso.
  17. Fale de uma ocasião em que você ficou bravo.
  18. Quem é Deus para você?
  19. Qual é a primeira coisa que você faria se ganhasse mil reais?
  20. Se você pudesse mudar de nome, qual escolheria?

    MIGAS, QUENTES ESTAS DICAS PRA CONVERSAR À  MESA EM FAMILIA! APROVEITEM ENQUANTO OS FILHOS TEM TEMPO PRA ALMOÇAR E ESCUTÁ-LOS !


    BEIJOS ROSA 




    NO CORAÇÃO!!!


Nenhum comentário: