Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

sexta-feira, 15 de julho de 2016

A MESA QUE DEUS PLANEJOU.
(Devi Titus)

OI MIGAS!

GENTEEEEMMM! ESTAMOS TODOS CHOCADOS COM OS ACONTECIMENTOS NA IGREJA E NO MUNDO. PERPLEXOS! E NÓS O QUE FAREMOS A VISTA DESTAS COISAS??? HOJE O CAPÍTULO É  MAIS PROFUNDO, E CREIO QUE O MOMENTO É MUITO PROPÍCIO, PRA ENTENDERMOS E REFLETIR UM POUCO MAIS SOBRE ELE!

MIGAS, SEI QUE VAI EXIGIR UM POUCO DA PACIÊNCIA DE VOCÊS, MAS DÊ A IMPORTÂNCIA DEVIDA, PORQUE DESTE CAPÍTULO VAMOS ENTENDER TODO O CONTEXTO DO LIVRO. 


A primeira vez que a palavra mesa aparece na Bíblia é em Êxodo 25. Neste capítulo, Deus dá a Moisés instruções bem detalhadas sobre os móveis que deveriam ser colocados no tabernáculo, o primeiro lugar oficial de congregação do povo. Naquele momento da história do Antigo Testamento, o relacionamento de Deus com seu povo passava por um processo de transição. A partir dali, ele se relacionaria de modo diferente do que fizera ao longo do livro de Gênesis. Do jardim do Édem até o monte Sinai, Deus aparecia quando lhe convinha para conversar com determinadas pessoas em momentos específicos escolhidos por ele.




Depois do êxodo, porém, Deus revelou a Moisés que mudaria sua forma de se relacionar com a humanidade: ele queria que os seres humanos lhe fizessem uma morada, onde sua presença permaneceria a todo tempo em meio ao povo. Deus instruiu Moisés: “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles”(Ex.25:8).


Pense em Deus como o arquiteto e em Moisés como o mestre de obras. O arquiteto tem a visão, cria o conceito e a estética da construção. Decide como será a aparência e que materiais serão usados. Então, depois que o edifício foi projetado, o mestre de obras contrata profissionais capazes constrói a estrutura seguindo as plantas do arquiteto. Em Êxodo 25, Deus dá a Moisés a planta do tabernáculo, algo que nunca existira antes.



Por isso, ele o descreve com detalhes elaborados, mencionando o material, o tamanho e o desenho de cada item.
O primeiro móvel que Deus instruiu Moisés a construir para o tabernáculo foi a arca da aliança (Exodo 25:10-22). A arca era, em termos bem simples, um recipiente ornamentado que continha a presença de Deus. Essa caixa retangular era revestida de ouro e possuía querubins entalhados dos dois lado.


Embora o desenho da arca fosse complexo e muito significativo, a estrutura em si não era vista pelo povo, a não ser quando transportada com cuidado por um grupo seleto de sacerdotes até o próximo destino da jornada de Israel pelo deserto. Contudo, quando estava em seu local apropriado no tabernáculo, a arca da aliança ficava escondida por trás de um grosso véu num local do santuário chamado Lugar Santíssimo, onde a presença de Deus; somente o sumo sacerdote podia ir atrás do véu interceder pelo povo, uma vez por ano, e depois de oferecer um sacrifício aceitável.


O móvel seguinte que Moisés recebeu ordem divina de constuir para o tabernáculo foi a mesa dos pães da Presença. Lembre-se, Deus estava dando a Moisés apenas o projeto; a mesa ainda não existia. Na verdade, pelo que sei, nenhum dos objetos do tabernáculo havia existido nessas dimensões, e é por isso que Deus fez descrições detalhadas.


Os egípcios foram um dos primeiros a construir e usar mesas, mas elas eram pouco mais que plataformas de metal ou de pedra com a função de não deixar os objetos no chão. Não serviam para as pessoas se sentarem ao seu redor. Portanto, imagino que, quando Deus deu estas descrições detalhadas tão importantes sobre a mesa que ele queria no tabernáculo, Moisés seria capaz de imaginar um móvel ornamentado dessa natureza, uma vez que fora criado em meio à opulência real egípcia. Entretanto, a mesa do tabernáculo era diferente. Era mais alta e feita de materiais únicos, distinta das mesas egípcias. Deus estava planejando algo único e novo. A mesa que Moisés construiu para o tabernáculo tinha altura para servir alimentos ou para colocar cadeiras em baixo, bem semelhante a às mesas que usamos hoje.
Faça uma mesa de madeira de acácia, com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura – Êxodo 25:23

MIGAS, NO PRÓXIMO CAPÍTULO, TEREMOS MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTE CAPÍTULO!

UM FELIZ FINDI FELIZ!

BEIJOS NO CORAÇÃO!









Nenhum comentário: