Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 21 de julho de 2016

A EXPERIÊNCIA DA MESA
A MESA QUE DEUS PLANEJOU
(II PARTE)
(Devi Titus)

OI MIGAS!

SEI QUE O ASSUNTO É UM POUCO COMPLEXO, COMO A PRÓPRIA AUTORA DISSE. QUE ATÉ PRA ELA QUE PERTENCEU A UMA IGREJA DESDE PEQUENA, TINHA DIFICULDADE. MAS PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA E PERSISTÊNCIA PORQUE VALE MUITO, MUITO A PENA CONHECÊ-LO, PRA PROSSEGUIRMOS A ENTENDER A "EXPERIÊNCIA DA MESA"!

BOOORAAA!!! CONTINUANDO A CONHECER UM POUCO MAIS DA REALIDADE ESPIRITUAL DO NOSSO TEMPO A MESA!



Cresci indo à Igreja e, ao longo dos anos, ouvi várias pessoas ensinarem sobre o tabernáculo. Lembro-me de ver desenhos e gráficos da aparência dos objetos do tabernáculo e como eles simbolizavam diversos aspectos de nosso relacionamento com Deus. Para ser honesta, porém, sempre deixei essas coisas meio de lado. 



Eu pensava”Vamos lá, fale algo significativo para minha vida”. Gráficos e tabelas me entediam, ainda mias se não consigo associar uma relevância atual a uma retórica teológica aparentemente profunda. Nunca havia estudado o tabernáculo, embora já tivesse ouvido o assunto ser ensinado tantas vezes e lido a passagem todas as vezes que fiz a leitura completa da Bíblia.





Contudo, quando comecei a estudar o texto como parte de minha pesquisa sobre o princípio da mesa, notei algo interessante sobre o formato do móvel. Tenho experiência em design de interiores; na verdade, tive um negócio nessa área por cerca de dez anos. Nós, designers, memorizamos algumas medidas e uma delas é a altura média de uma mesa de jantar.


Muitas vezes, precisamos comprar tecido para fazer saias, toalhas e passadeiras, portanto é últil conhecer esse detalhe. Ao ler a passagem em Êxodo 25, algo me chamou a atenção: a altura da mesa no tabernáculo era mais ou menos a mesma das mesas de jantar dos dias de hoje!
Interessada e curiosa, continuei a leitura”revista-a de ouro puro e faça uma moldura de uro ao seu redor. Faça também ao seu redor uma borda com a largura de quatro dedos e uma moldura de ouro para essa borda. - Êxodo 25:24-25.



Deus instruiu Moisés a criar uma borda ao redor da mesa planejada para o tabernáculo. Curiosa, dei uma olhada em nossa mesa de jantar e percebi que ela tem uma borda a sua volta. Então olhei para a mesa de centro da sala e percebi que ela também tem uma vorda. Na verdade, quase todas as mesas de minha casa = e suspeito que da sua também – têm algum tipo de extremidade ou borda. A maioria dos artesãos acha atraente e importante terminar o tampo de uma mesa com uma borda decorativo.
“A mesa que Deus projetou para o tabernáculo está começando a se parecer demais com uma mesa de jantar”, pensei. Minha emplgação crescia enquanto cotinuava a leitura:
Faça quatro argolas de ouro para a mesa e prenda-a nos quatro cantos dela, onde estão os seus quatro pés. - Êxodo 25:26.

Se você pedir a um grupo de crianças da pré-escola para desenhar uma mesa, como elas farão? Com quatro cantos e quatro pés. Esse é o desing orignal de uma mesa, a forma que a maioria de nód imagina uma mesa. Desde a época do tabernáculo, modificamos o design das mesas e passamos a incluir menos redondas, ovais e com um só pé no centro. Mas o formato que Deus ordenou para o tabernáculo é o tipo de mesa que primeiro nos vem à mente: com quatro cantos e quatro pés.




Lembre-se de que isso aconteceu mais de mil anos antes de Cristo. Até onde pesquisei, não soube de nenhum documento nos registros históricos de uma mesa desse tamanho construída antes de Deus dar essa descrição exata a Moisés. E hoje a mesa é parte central da maioria das culturas.
Então prossigo a leitura:
Faça de ouro os seus pratos e o recipiente para incesso, as suas tigelas e as bacias nas quais se derramam as ofertas de bebidas. - Êxodo 15:29.






Achei isso fascinante, então fui comparar as diferentes traduções desse versículo em várias versões da Bíblia. Estas são algumas das palavras que encontrei: pratos, copos, taças, jarras, colheres e tigeles – tudo com o propósito de derramar ofertas.
O sacerdote retirava o sangue de um cordeiro sacrificado e usava esses utensílios para derramá-lo como oferta a Deus. Pensei: “São objetos semelhantes aos que usamos em nossas casas para as refeições!”


Ao me recordar das figuras e dos gráficos do tabernáculo que eu vira antes, não me lembro de uma mesa posta com pratos. Então olhei em alguns livros a referência as várias ilustrações da mesa do tabernáculo. Na maioria delas, a mesa não tem pratos, tigelas, taças nem colheres. Uma gravura trazia uma jarra ao lado de um prato com pães sírios empilhados nele. Entretanto, de acordo com o plano de Deus revelado em Êxodo 25:29, a mesa no tabernáculo era posta com pratos, tigelas, jarras, taças e colheres!



Curiosa, continuei a leitura e descobri o propósito para a mesa:
Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim. - Êxodo 15:30.
Quem é o pão da presença? Jesus! 
Ele disse: “Eu sou o pão da vida – João 6:48.





E AÍ GOSTARAM DAS MINHAS FLORES PRA VOCÊS, MIGAS DO BLOG???
PROCUREI POSTAR PRA TODOS OS GOSTOS! BRIGADOOOO, PELO CARINHO E ATENÇÃO COM O BLOGUITIO!


FELIZ FIND FELIZ!


BEIJOS NO CORAÇÃO !!!

















Um comentário:

Talita disse...

Maravilhoso esse estudo,ontem participei de um congresso e a Devi Titus ministrou esse estudo e e fascinante, incrível,como Deus atraves da biblia se mantém atual!!
O mesmo Deus de ontem, hoje e eternamente glória a Deus e obrigada a todos que deixaram aqui registrado esse estudo pra que eu hoje pudesse estudar tbm .