Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 26 de maio de 2022

TEMPERAMENTO COLÉRICO - II PARTE 

(Beverly Lahaye)


OLÁ MIGAS,

TEM SIDO BOM REVISAR NOVAMENTE. PORQUE CADA VEZ QUE LEMOS, VEMOS ALGUNS PONTOS NOVOS, AT'É PORQUE COINCIDE COM MOMENTOS QUE ESTAMOS  PASSANDO.
 


(DETALHES PRAS TOUCAS)

O colérico mais jovem, tal como o já maduro, será uma pessoa ativa e um líder firme. Nossa filha colérica era uma líder dominante entre as crianças da vizinhança. Outras crianças eram mais velhas, mas ela não se deixava afetar pela idade. Ela era capaz de organizar e liderar as brincadeiras na caixa de areia, o campeonato de pular corda ou a lista familiar para a lavagem da louça. Este era seu dom natural que Deus inculcara em sua personalidade. 


Se ela não tivesse submetido seu espírito dominante ao Senhor, para que Ele o controlasse e usasse para Sua glória, poderia ter-se tornado uma pessoa desrespeitosa e uma péssima cônjuge. Hoje essa moça tem o mesmo dom de liderança, mas é um exemplo maravilhoso de uma esposa controlada pelo Espírito que é submissa tanto a Deus quanto a seu marido. Ao mesmo tempo que aguçou nela o dom de liderança, o Senhor aparou suas arestas e continua a colocá-la em situações de liderança onde ela pode ser eficaz e agradável a Deus. Ele quer que ela use os dons de seu temperamento; estes, todavia, devem ser controlados pelo Espírito Santo.


Uma das características deste temperamento que freqüentemente vem à tona é a linguagem brusca e sarcástica. Por ser auto-confiantes, nem sempre preocupado em agradar os outros, o colérico diz sempre o que pensa, mesmo que seja mordaz ou ofensivo. As crianças pequenas são honestas e diretas por natureza por serem naturalmente desinibidas; a criança colérica, todavia, é apenas honesta mas chega a ser bruta.

Ele o porá à prova para ver até onde você a deixa ir. Uma de nossas netas colocou minha autoridade à prova, certo dia, ao me desobedecer e anunciar desafiadoramente “Você não é minha mãe e eu não preciso obedecê-la!”


Logicamente eu não tomei a frase como um ataque pessoal nem fiquei ofendida. Eu sabia que aquela pequena colérica estava simplesmente me pondo à prova, e eu precisava provar-lhe que ela tinha de me obedecer quando deixada aos meus cuidados. Creio que me saí bem, porque ela agora respeita minha autoridade e desfrutamos de um relacionamento bem amigável. Foi necessário haver uma confrontação e o quebrantamento de sua vontade para conseguir isso.  


ESSE TEMPERAMENTO, ASSIM COMO O SANGUÍNEO, É FÁCIL DE DISTINGUIR. É O PRÓPRIO ESTUPIM CURTO.

MIGAS,
ASSIM SÃO OS TEMPERAMENTOS, VAMOS AOS POUCOS APRENDENDO DE NÓS MESMOS E DE OUTRAS PESSOAS.

UM FELIZ FIND FELIZ!



BJS NO CORAÇÃO!









Nenhum comentário: