Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A EXPERIÊNCIA DA MESA
O PRATO A MAIS

NOSSA EXPERIÊNCIA DE JANTAR AOS

 DOMINGOS

(Devi Titus)

OLÁ MIGAS,

LOUVADO SEJA O SENHOR! A CADA CAPÍTULO QUE LEIO E POSTO, VEJO ALGUMAS SEMELHANÇAS COM NOSSA FAMÍLIA! TÃO BOM SERVIR AO REINO DE DEUS, E MELHOR COLHER OS FRUTOS DESTE TRABALHO QUE E ETERNO !!!

Inerente à prática da hospitalidade, encontra-se a demonstração de um valor pessoal: o valor do serviço. Como praticávamos esse valor no lar, nossos filhos e netos são envolvidos em servir os outros. O caráter deles foi moldado enquanto participavam do preparo de nosso jantar aos domingos.


Os domingos eram dias agitados em nossa casa. Como Larry era pastor titular em tempo integral, chegávamos à igreja antes de todos. Nos primeiros anos de nosso ministério, nós dois éramos professores da escola dominical, Larry dirigia o louvor, eu tocava órgão, nós ensaiávamos o coral e ele pregava. Depois voltávamos à igreja para o culto da noite. Não era uma mera repetição do que ocorria pela manha, mas tratava-se de um momento único de adoração, no qual Larry pregava outro sermão – duas mensagens todos os domingos. Pessoas que iam a outras igrejas nos domingos de manhã frequentavam nossos cultos à noite.



Nosso templo ficava lotado, com mais de mil pessoas. Era nesse culto que cantava nosso coral de jovens, com cem vozes. Quando eles cantavam, parecia que o teto ia se erguer. Seu louvor era glorioso! Quando o culto terminava, era tarde e aos crianças precisavam dormir, pois teriam aula no dia seguinte. Com essa agenda, pode parecer que nosso jantar de domingo se perderia em meio às responsabilidades do dia. É provável que eu tivesse boa justificativa para me considerar ocupada demais para preparar uma refeição e jantar em casa. Entretanto, sou muito feliz por não ter pensado assim e privado minha família das lembranças eternas daquilo que presenciamos durante os jantares de domingo.


O jantar de domingo precisava ser preparado no sábado. Os sábados eram dias muito importantes de preparação para nossa família. Depois de tomar café da manhã à mesa, toda a família (inclusive os hóspedes que moravam conosco) trabalhava em conjunto preparando a casa para o final de semana. Os homens aspiravam o carpete e cortavam a grama enquanto as mulheres lavavam a roupa do dia seguinte, arrumavam a mesa e iniciavam os preparativos para o jantar do dia seguinte. Todos organizavam o próprio quarto e guradavam roupas que estavam fora do lugar. Eu me certificava de limpar os banheiros e deixá-los em ordem para os convidados.

Transforme sua mesa em lugar de cooperação
Antes da refeição
  • As responsabilidades do preparo devem ser distribuídas antes da refeição!

  • Todos devem esperar a mãe se sentar antes de fazer a oração.
Durante a refeição
  • O pai pode dar início à conversa se estiver em casa, enquanto a mãe e os filhos mais velhos se servem.
Após a refeição
  • Ninguém deve receber a tarefa de tirar a mesa sozinho. É responsabilidade de cada um tirar o próprio prato até a mesa ficar limpa.

  • Eu tornava a limpeza da casa divertida para todos, assim como minha mãe fizera comigo. Inventávamos brincadeiras, dividindo os cômodos e competindo para ver quem conseguia terminar primeiro. Ajudávamos uns aos outros e sempre havia uma recompensa no fim da manhã. Sei que parece que trabalhávamos o dia inteiro, mas não era assim.

     Quando todos ajudavam, a casa fica pronta rápido.


    O jantar de domingo em casa era uma tradição que eu peguei tanto da minha família quanto da de Larry. Muito planejamento, tempo e energia eram dedicados para tornar a refeição especial. Eu constumava servir o jantar na copa e usava minhas melhores louças. Era a grande refeição do dia. No fim da tarde, esquentávamos o almoço ou comíamos lanche. 



    Era raro jantarmos só nós quatro no domingo; Larry e eu tínhamos o costume de encher a mesa. A lista de convidados incluia amigos íntimos, assim como pessoas que não conhecíamos bem.



    Na igreja, eu examinava a congregação e convidava alguém que talvez nunca tivesse sido honrado com o convite de jantar na casa do pastor. Além de enriquecermos a vida dessas pessoas, elas também enriqueciam a nossa.

    MIGAS, COMO CITEI ACIMA, CADA CAPÍTULO ME LEVA AO PASSADO, NO  TEMPO QUE FORMÁVAMOS NOSSA FAMÍLIA.  UMA CASA SEMPRE CHEIA, FILHOS QUE COOPERAVAM COM TAREFAS PRA PODERMOS RECEBER BEM, E AO RECEBER ESTAVÁMOS TODOS DESCANÇADOS E FELIZES NA RECEPÇÃO! ATÉ HOJE COLHEMOS FRUTOS DISTO. LOUVADO SEJA O SENHOR!

    UM FELIZA FIND FELIZ!







Nenhum comentário: