Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A EXPERIÊNCIA DA MESA.
TRANSFORMANDO ESTRANHOS EM AMIGOS.

(Devi Titus)

OLÁ MIGAS,



Na Bíblia, Deus nos lembra da importância de praticar a hospitalidade. Romanos 12:13 nos manda. “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem hospitalidade”. Em I Pedro 4:9, recebemos a ordem: “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação”. E em III João 8, o apóstolo conclui: “é, pois nosso dever receber com hospitalidade irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade”.


A palavra grega philoxnos é traduzida em português por hospitalidade. A definição grega se divide em duas partes Philo significa “amigo” e xenos quer dizer “estranho”. O sentido literal de hospitalidade é “transformar estranhos em amigos”. Estranho não significa apenas uma pessoa que você nunca viu, mas, sim, que a hospitalidade supera a distância da estranheza e a tensão de ser diferente.


Lucas 10:25-37 registra que, enquanto Jesus ensinava seus discípulos, foi desafiado por um instruído mestre da lei, que lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? “ . Jesus respondeu se referindo à lei que aquele homem passara a vida inteira estudando: “O que está escrito na Lei? Como você a lê?”. O inteligente perito tinha uma resposta pronta, citando Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18. “Ame o Senhor seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo”. Jesus replicou: “Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá”.


Em seguida, o mestre da lei perguntou, na defensiva: “E quem é o meu próximo?”Jesus respondeu contando uma história que conhecemos como a parábola do bom samaritano. Segundo esse relato, certo homem viajava de Jerusalém para Jericó quando caiu nas mãos de ladrões, que o despiram, espancaram e o deixaram à beira da morte. Três pessoas diferentes passaram pelo moribundo: um sacerdote que atravessou para o outro lado da estrada, um levita que fez o mesmo e um samaritano, um cidadão humilde, que sentiu compaixão, levou o ferido para uma estalagem, cuidou dele, pagou pela hospedagem e pelas despesas até ele se recuperar.


Então Jesus perguntou ao especialista na lei: “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? O perito percebeu que a resposta a sua primeira pergunta, “O que preciso fazer para herdar a vida eterna?”, era: “Demonstrar misericórdia e hospitalidade a quem necessita”. Jesus disse ao homem: “Vá e faça o mesmo”( Lc.10:36-37).
É interessante notar que, na história, os dois sacerdotes representam a Lei e a Religião. Jesus estava dizendo que nem a lei nem a religião livram as pessoas de suas necessidades desesperadas. Somente um ato bom e generoso de hospitalidade, que demonstre misericóridia, é capaz de fazê-lo.


MIGAS, ESTE E UM CAPÍTULO ATUALÍSSIMO. VIVEMOS NA ERA DO FAST FOOD. ATÉ NOS RELACIONAMENTOS. LOUVO A DEUS PORQUE MORÁVAMOS EM UMA CASA GRANDE, QUANDO MEUS FILHOS ERAM PEQUENOS E, MUITAS MUITAS VEZES, ELES SAIAM DE SUA CAMA PRA HOSPEDES USÁ-LAS. E HOJE SUAS CASAS SÃO MUITO BEM USADAS, E ASSIM PODEM ESTAR HOSPEDANDA ANJOS! DEUS SEJA LOUVADO!


BEIJOS NO CORAÇÃO!!!







Nenhum comentário: