Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

terça-feira, 22 de agosto de 2017

A EXPERIÊNCIA DA MESA.

UM LUGAR DE RESTAURAÇÃO

(Devi Titus)

Olá Migas,

Que o find de vocês tenha sido tão maravilhoso quanto o meu, cheio da presença de DEUS! Como este capítulo que nos traz mais dele, e de sua Sabedoria!

Nenhuma experiência de vida substitui o vínculo e a significância criados ao se comer juntos à mesa. Seja jovem, seja velha, quando uma pessoa passa por trauma, tentação ou embaraço, um convite para a mesa a leva a se sentir valorizada e seu senso de valor é restaurado.


Você já se pegou fazendo algo impensável? Presa numa circunstância inesperada, você contou uma mentira que não planejou ou disse coisas das quais se arrepende. Você reagiu em dissonância com seus valores pessoais e com quem você é de verdade? É extraordinário saber que, não importa o que você enfrente durante o dia – uma briga feia com um colega de trabalho, um desentendimento com o cônjuge, uma explosão de impaciência com os filhos – existe graça à mesa quando você se junta a sua família para jantar. Você pode até já ter orado e se arrependido enquanto voltava para casa, mas, ao sentar à mesa, sabe que o Pão da Presença restaurará sua vergonha e seu arrependimento pela falta de autocontrole e isso lhe proporciona grande alívio. O amor e a afirmação dos membros de sua família lhe dão coragem para enfrentar o amanhã com dignidade.

Deixe-me compartilhar três exemplos bíblicos de pessoas cujos relacionamentos foram restaurados ao dividirem uma refeição.


PEDRO

Na noite em que Jesus foi preso, o apóstolo Pedro fez algo impensável! Quando uma jovem serva apontou para Pedro e disse que ele era um dos homens que andavam com Jesus, o discípulo negou até mesmo conhecer o Mestre. Respondeu: “Não sei do que você está falando”(Mt.26:69-70). Isso aconteceu três vezes, e cada vez que alguém identificava Pedro como amigo de Jesus, ele discordava com veemência. Quando uma pessoa afirmou: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”, Pedro ficou tão bravo que a xingou e mentiu agressivamente de novo (vs.73-74). 


Naquele momento, um galo cantou e Pedro se lembrou das palavras de Jesus. “Saindo dali, chorou amargamente”, cheio de vergonha por ter negado seu Salvador e Senhor (v.75).


Felizmente, porém a história não termina assim. João 21 conta que Jesus apareceu a Pedro e restaurou o relacionamento entre ambos durante uma refeição que fizeram juntos. Depois da crucificação de Jesus, Pedro voltou para a Galiléia e estava num barco pescando quando ele e seus amigos ouviram um homem chamando da praia, perguntando se eles haviam pegado algum peixe. Responderam que passaram a noite toda pesacando, mas as redes estavam vazias. O homem lhes disse para jogar a rede do outro lado do barco e ela voltaria cheia de peixes.


Imediatamente, Pedro e seus amigos reconheceram que o homem na praia era ninguém menos que seu Senhor, que havia morrido na cruz, fora sepultado e agora estava vivo outra vez! Quando Pedro reconheceu a voz de Jesus chamando da pria, ficou tão entusiasmado que pulou na água e nadou para a margem enquanto os outros levavam o barco para o estaleiro.


O que Jessus estava fazendo na praia enquanto esperava os outros ancorarem o barco? Preparando o desjejum: peixe e pão (João 21:9). Em seus últimos dias na terra, Jesus deu a Pedro, que devia estar se sentindo assolado pela vergonha, uma oportunidade para conversar enquanto partiam o pão juntos. Depois do café da manhã, Jesus perguntou se Pedro o amava. Nem imagino como Pedro se sentiu. Ele fizera o impensável e fora pego! Ali estava Pedro, face a face com um amigo amoroso que o curava e lhe preparava café da manhã, a fim de que tivessem uma conversa muito importante.


Jesus escolheu as perguntas certas com muito cuidado, levando Pedro a se abrir. Ele simplesmente perguntou: “Pedro você me ama?”. O discípulo teve, assim a oportunidade de dizer o que se passava em seu coração. Que ato de graça Jesus demonstrou ao preparar o desejejum e conversar com Pedro!

Observe que Jesus não falou do fracasso de Pedro, nem tentou fazer o discípulo se sentir mal pelo que havia feito. Jesus não o interrougou, perguntando por que ele havia mentido. E o mais importante: Jesus não o lembrou de que estivera certo o tempo inteiro. Afinal, na última ceia, ele havia advertido que Pedro o negaria (Mt.26:34) e poderia muito bem ter dito; “Está vendo, eu já sabia!”.


Estar juntos, face a face, repartindo uma refeição pode remover a culpa e a vergonha de termos feito algo de que nos arrependemos profundamente. Jesus estendeu a Pedro um favor que ele não merecia ao lhe preparar o desjejum. Isso sim é que é graça maravilhosa!

Migas, é tão lindo ver, e tentar aprender um pouco, da graça e sabedoria que Jesus tinha, ao abordar as pessoas. Não é mesmo?
Espero, mesmo que falhemos, que nossos atos e palavras, sejam mais sábias a cada dia. 


BJS CORAÇÃO!!!





Nenhum comentário: