Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 15 de julho de 2015

ENSINE SEU FILHO A DIFERENÇA ENTRE O QUE É CERTO E O ERRADO.
II PARTE 

(Beverly Lahaye).
OLÁ BLOGAMIGAS!!!
GENTE ESTA PARTE CONTEM DICAS QUENTES DE UM JOGO MUITO EFICAZ, PRA PAIS E FILHOS. APROVEITEM!!!


Ao usar este método de ensino, caso perceba que a criança não percebeu a verdade que você estiver querendo enfatizar, coloque a situação em outras palavras e aborde-a em outro nível. Crianças pequenas não percebem qualquer outro ponto de vista senão o seu próprio, e a capacidade de se colocar no lugar de outrem é essencial para a compreensão de qualquer situação que envolva direitos em conflito.





É importante enfatizar o conceito de justiça. Toda a moralidade se resume à questão do que é justo e correto. Os padrões divinos de conduta estão perfeitamente de acordo com isso. As crianças adquirem uma percepção bem precoce do que é justo, muito embora esta venha a variar à medida que aumenta sua habilidade de discernimento moral. Os pais poderão motivar melhores atitudes em seus filhos evitando jargões como este "faça porque eu mandei você fazer". Ao invés disso e melhor explicar pacientemente as razoes de suas regras e de suas próprias crenças e comportamento. A afirmação autoritária deveria ser usada apenas como último recurso, quando todas as razões e explicações tiverem falhado.
Há vários métodos de se ensinar o processo de estabelecer valores. Uma técnica é chamada "esclarecimento de valores, e se tornou popular porque se assemelha a um jogo. Pode ser aplicar ao redor da mesa de jantar, no carro, ao redor da lareira ou onde quer que a família se reúna. É algo tão simples quanto fazer a cada pessoa uma pergunta como esta:



"O que foi que você fez ou disse esta semana com o que Deus tenha ficado satisfeito?" 
1) Um menino pode dizer que ele foi bonzinho com um menino novo no parquinho, quando todos os outros meninos foram maus com ele.




2) Mamãe pode dizer que consegui terminar um projeto doméstico que vinha se arrastando havia muito tempo. 
3) Papai pode dizer que ele mostrou a um colega de escritório seu erro em usar continuadamente o nome do Senhor em vão.
4) Outro filho pode acrescentar que ensinou seu amiguinho a receber valores em cada uma das respostas - lealdade a um amigo e coragem de enganar o grupo, persistência na obtenção de um objetivo, estabelecimento de prioridades e distribuição do tempo, firmeza em tomar uma posição clara por causa de convicções espirituais e o compartilhar com um amigo de uma experiência que transforma a vida ao invés de só ficar de boca fechada.



(irmã ajudando irmãozinho, no aprendizado da alfabetização)

Outras perguntas podem se relacionar à maneira pela qual trataria de certas cirscunstâncias, ou como ajudariam uma pessoa com determinado problema. Além de extrair valores de cada resposta, este jogo ajuda as crianças a perceber que vocês pais respeitam seus pontos de vista tanto quanto o dos adultos da família.
Há grande necessidade de se criar no lar uma atmosfera onde a dignidade de todos é respeitada e onde as ideias de todos são ouvidas e valorizadas.

MIGAS, APESAR DE SIMPLES, ESTE POST TEM UM CONTEÚDO PRECIOSO.


BEIJOCASSSSS!!!! 











Nenhum comentário: