Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

 AFETIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA.


OlÁ MIGAS!
(BEVERLY LAHAYE)

ESTA MATÉRIA AINDA É DA PARTE DA TABUADA AO SKATE TEM PONTOS MUITO INTERESSANTES, MAS CONFESSO QUE ESTOU ANSIOSA PRA TERMINAR E PASSAR PRA PROXIMA ETAPA, SOBRE ADOLESCÊNCIA. UM ASSUNTO ESPECIAL. E QUE QUERO COM MUITA ALEGRIA PASSAR PRA VOCÊS!
MIGAS, ME DESCULPEM NEM SEMPRE CONSIGO FOTOS, COM TOTAL REALIDADE DENTRO DO ASSUNTO!

O  pré-adolescente quase sempre  se sente pouco a vontade quanto a demonstrações públicas de afeto. Querem ser amados e amar, mas não exageram, especialmente os garotos. Quanto a tia Matilda vem visitar a família e “lasca”um beijo e um abraço no sobrinho pré-adolescente, isso leva a fazer as coisas mais absurdas.

Um de nossos filhos costumava desaparecer sempre que certas pessoas vinham nos visitar. Ele era incapaz de aceitar qualquer demonstração pública de afeto para consigo durante aquela fase da vida. Ao invés de prendê-lo na sala e deixar que tia Matilda o humilhe e embarace, encare o assunto com indiferença. Se ele preferir desaparecer por um pouco, não vá  atrás dele para arrastá-lo de volta. Mais cedo ou mais tarde ele voltará para onde se acha a família sem que o percebam, e se integrará nas atividades familiares. Forçá-lo a reagir contrariamente a suas emoções só iria complicar as coisas mais do que necessário. Papai e mamãe ainda devem demonstrar amor e afeição a seu filho pré-adolescente, mas com discrição.




Não insista em lhe dar um beijo de despedida em frente à escola, quando o levar ao colégio de manhã. Guarde seus beijos para a despedida noturna, no aconchego e privacidade do quarto. Meu marido costumava ir fielmente ao quarto de nossos filhos, ajeitar-lhes as cobertas e dizer-lhes que os amava, dando-lhes um afetuoso beijo de boa noite, na face ou na testa. Fora de casa, no entanto, pareciam se entender e a despedida era apenas um toque no ombro ou uma palmada nas costas.


As meninas não parecem ter tanto problema com esta área quanto os meninos. Nossas filhas pareciam encarar melhor o amor e a afeição oferecidas em público. Aqui, novamente, o temperamento afeta a maneira pela qual  sua filha responde à afeição, da mesma forma que o alicerce emocional que você lançou em anos passados. Toda filha precisa se sentir livre para sentar  no colo do pai e lhe dar um abraço. Este é o melhor preparo que a menina pode ter para mais tarde se tornar uma esposa terna e afetuosa. Se a pré-adolescente não tem um relacionamento afável e aberto com seu pai, será difícil ter um relacionamento verdadeiramente amoroso com seu cônjuge.



O Pré-adolescente geralmente pensa que as meninas são “bobas”e “tontas”, ao passo que a pré-adolescente pensa que os meninos são “uns pestes”e muito “convencidos”. Por muitos anos estive responsável pelo grupo de pré-adolescentes em nossos encontros de ensino. Uma característica absolutamente marcante que notei foi a de que os meninos pré-adolescentes não queriam se sentar na mesma fila com meninas pré-adolescentes  e vice-versa. Na verdade, a maior competição e rivalidade amistosa em concursos e exercícios bíblicos surgia quando colocávamos os meninos num time e as meninas no outro.

A rejeição ao sexo oposto promove um maior espírito de amor pela “patota”, especialmente os meninos. Gostam de fazer coisas em grupo, mas do que individualmente. Há um espírito de verdadeira lealdade entre meninos que pertençam à mesma “patota” – mais do que com as meninas. Nesta idade elas não parecem se entender muito bem. Às vezes arrumam brigas      com suas melhores amigas!



É bom que os pais dêem atenção a essas briguinhas femininas, sem se envolverem nelas, a não ser que a situação pareça fora de controle. Normalmente a menina com quem sua filha brigou há uma semana se tornará sua amiga mais íntima daqui a alguns dias. Pré-adolescentes coléricas e melancólicas têm maior probabilidade de ser desagradáveis para com suas melhores amigas.

GENTE, CADA VEZ QUE EU PUBLICO SOBRE ESSE ASSUNTO, ME DÁ UMA SAUDADE DE MEU TEMPO COM MEUS FILHOS, ATÉ DE REPARAR ALGUNS ERROS. ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM ENQUANTO É TEMPO.

UM FELIZ FERIADÃO FELIZ!!!




Nenhum comentário: