Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

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quarta-feira, 22 de abril de 2015

DA TABUADA AO SKATE.
(ENERGIA PARA BRINCAR E NÃO PARA TRABALHAR)

OLÁ AMIGAS DO BLOG!


JÁ LERAM O POST ANTERIOR?
ENTÃO TALVEZ VOCÊS ESPERASSEM UM POST COM APARÊNCIA MAIS ATRATIVA. MAS DEVIDO A URGêNCIA E EMERGÊNCIA QUE TENHO SENTIDO DOS PAIS, ACHO IMPORTANTE DAR SEQUÊNCIA DESTE ASSUNTO. ATÉ PORQUE QUERENDO CHEGAR NA ADOLESCÊNCIA!


BORAAA  A SEQUÊNCIA !!!



B. ENERGIA PARA BRINCAR MAS NÃO PARA TRABALHAR.

Infelizmente a grande energia do pré-adolescente é deperdiçada, pois tudo o que ele quer fazer com ela é brincar. Quantas e quantas vezes os adultos não devem querer engarrafar um pouco dessa energia sem limites para utilização em anos mais profundos. O pré-adolescente é capaz de gastar toda energia brincando, mais fica furiosos se você lhe pede para trabalhar. Há tempos os pais destes pré-adolescentes pediam que eles tirassem algumas coisas que estavam atrapalhando essa área, e esta ordem foi sendo adiada muitas vezes, até que eles se interessaram em brincar de skate, então eles se interessaram logo em limpá-la. Da mesma forma se seus pais lhes tivessem pedido que cortasse a grama do jardim, isso seria o que eles chamam de “trabalho”e por isso o detestariam.

 Eles estão cheios de energia e precisam de orientação de modo a usá-la construtiva e não destrutivamente. É notável como o zelo do pré-adolescente desaparece quando mamãe lhe pede que lave a louça do jantar. Uma motivação mais sutil pode estimulá-lo a realziar a tarefa e depois fazer algo que considerem mais agradável, tal como esta sugestão: “Assim que você terminar com a louça eu o desafio para um jogo de palavras cruzadas”(ou seja qual for o jogo preferido pela família). Ofereça-lhe um objetivo a alcançar além da tarefa desagradável que tem a cumprir.

C. PECADO É PECADO.


O pré-adolescente já é suficientemente crescido para reconhecer que pecado é pecado e para sentir a culpa que ele produz. Algumas crianças já receberam a Cristo antes de  chegar à quarta série, mas as crianças mostram que mais pessoas recebem a Cristo durante a pré-adolescência do que em qualquer outra faixa de idade. Seus corações estão preparados e eles serem a necessidade de ajuda para vencer as tentações a que estão sujeitos. Se papai e mamãe lançaram o alicerce correto nos estágios anteriores, é bem normal que seus filhos recebam a Cristo durante este período de vida. Mais uma vez, entretanto, a atitude dos pais para com as salinhas de ensino da Igreja, e para com Jesus durante a pré-adolescência dos filhos, irá se refletir nestes quando chegarem à adolescência. Quando os pais ficam em casa sempre que acontece uma daquelas dores de cabeça dominicais, ou o time favorito joga na televisão, o menino e a menina pré-adolescente começarão a adotar a mesma atitude.



Uma vez que esta fase é um estágio tão importante na vida espiritual da pessoa, é vital que ensino nas salinhas , pra esta idade concentre aqui seus melhores esforços. O líder mais capaz e mais controlado pelo Espírito em todas as salinhas  de ensino, deveria dar uma assistência ao outros das salinhas de ensino de idades diferentes. A Dra. Henrietta Mears disse, certa vez, que nenhum pré-adolescente deveria ser promovido pra uma salinha de ensino de maior idade, antes de receber a Cristo. Cada professor das salinhas de ensino, deveria estar seriamente comprometido em atingir este alvo. Ai daquele professor que é descuidado e negligente na oração de preparação para aquela hora tão importante em que, semanalmente, pode influenciar a vida de um pré-adolescente.


A educação de uma criança no que tange a Jesus Cristo e à vida cristã é mais bem sucedida quando feita no lar e deve ser iniciada em idade bem tenra. Assim, a aceitação de conceitos espirituais é coisa normal e a criança passa a adaptá-los a sua própria vida. Suas orações e ensino fiel, incluindo o treinamento de seus filhos nas salinhas de ensino, e na reuniao da IGREJA, irão levá-los a receber Jesus Cristo como Salvador.

D. CULTO DOMÉSTICO


O culto doméstico é parte valiosa da criação dos filhos, mas em muitos lares acabou por se tornar uma hora rígida e formal após o jantar, algo que toda a família encara com aborrecimento. Nada há de espiritual em soar o gongo e anunciar "Vai começar o culto doméstico!" Já que a Bíblia não especifica como realizar o treinamento espiritual da família, por que não usar um pouco de imaginação e dar ao culto doméstico variedade e interesse? 

EX:Fazer uma gravura  do que ela entendeu do texto.


Posso sugerir que o culto doméstico seja uma hora informal e natural em que todos participem? Será que precisa ser feito depois do jantar todo o dia? Que seja uma discussão planejada, durante a refeição, provocada e conduzida pelo pai, com a participação de todos e concluída pela leitura da Palavra de Deus pelo chefe da família. Isto pode ser prático, interessante e adaptável a qualquer faixa de idade. Os pré-adolescentes gostam muito deste tipo de devocional familiar por que não os limita a apenas escutar e porque também podem se envolver. Esta é uma ótima ocasião para ensinar a vida .


EXEMPLOS PARA O CULTO DOMÉSTICO

A)  FILMES CRISTÃOS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA DE SEUS FILHOS

B)   TEATRINHO EM FAMILIA
  • ÁS VEZES FAZÍAMOS DE NOSSA CAMA UM BARCO NO MEIO DA TEMPESTADE. E FICÁVAMOS TODOS EM CIMA.
  • TAMBÉM SIMULAMOS QUE A ENTRADA DE NOSSA SUITE ERA A PORTA DO CÉU E QUE ELES TINHAM QUE SABER A SENHA PARA ENTRAR NO CÉU. (NOSSO FILHO FICOU RADIANTE QUANDO DESCOBRIU QUE CRER E CONFESSAR A JESUS COMO SENHOR ERA A SENHA).



  • ENCENAMOS A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO. FOI FANTÁSTICO! ATÉ NOSSA DOMÉSTICA FEZ UM DOS PERSONAGENS.

C) PEDIR IDÉIAS A ELES, DEIXAR QUE EM CIMA DA LEITURA ELES CRIEM ALGO.

BEIJINHOS!!!













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