Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015


A ADORÁVEL IDADE DOS TRÊS ANOS.
(Beverly Lahaye)

Olá blogamigas!

Voltando ao nosso  assunto (sobre temperamentos) interrompido por um tempo, pois mesmo eu já estava achando cansativo. Não sei se é uma boa postar um assunto tão importante em período de férias. Mas como outros posts tem mantido uma boa estatística, me animei. Pois gosto muito deste assunto, que  pode ajudar bastante nestes tempos tão difíceis de educar filhos.


A pessoa mais importante na vida da criança pequena é a mãe, de modo que tanto meninas como meninos têm a tendência de se identificar com ela desde o princípio. Afinal de contas, até esta altura, ambos passaram a maior parte de cada dia de suas vidas ao lado dela. Garotinhos e garotinhas, também, por amarem suas mães, querem se parecer com elas. Também a esta altura, entretanto, começa a haver uma separação definida entre meninos e meninas no que tange a seu desenvolvimento psicológico. É de fundamental importância que o pai passe tempo com os meninos em idade pré-escolar para compensar a falta de uma influência masculina (as meninas na idade pré-escolar também precisam desse relacionamento com o pai). Este contato precoce com seus filhos produzirá bons relacionamentos pai-filho e pai e filha no futuro. Tanto meninos quanto meninas de bons modelos a quem imitar.


A. CONTROLE EXCESSIVO OU INSUFICIENTE. Os pais coléricos e melancólicos costumam ser mais rígidos e dominadores do que os de outro temperamento. Suas exigências podem ser muito numerosas, o qure resulta num controle excessivo de seus filhos. A mãe que acabou de aspirar a casa o, ou de colocar toalhas limpas no banheiro deve se lembrar de que a casa deve se ajustar aos filhos, e não os filhos à casa. Pais que controlam excessivamente seus filhos não são muito tolerantes com os impulsos infantis e as explosões emocionais que são típicas das crianças nesta idade. As reações dependerão muito do temperamento de cada filho.
1 - A criança sanguínea – O controle excessivo será objeto de resistência furiosa pelo sanguíneo, e através de suas lágrimas ele reclamará veementemente contra as restrições exageradas a ele impostas. Este estágio de desenvolvimento se torna um campo de batalha entre duas vontades, a dos pais e a do filho, e a despeito de quem seja o vencedor, a criança sempre perde a possibilidade de desenvolver sua indidualidade nesta fase da vida. Isto pode muito bem ser o princípio da formação de um filho rebelde.
2 - A criança coléricaA criança colérica pode ser capaz de controlar suas emoções melhor do que a sanguínea, mas intermente ela resistirá ao controle excessivo tão furiosamente quanto a outra, preferindo chegar às consequências mais amargas do que abrir mão de sua vontade. Infelizmente, ela ficará frustrada e eventualmente se rebelará, por não ter sido capaz de desenvolver seu próprio temperamento e ser ela mesma.


3 - A criança fleumática - A criança com este temperamento poderá regir sem confrontações desagradáveis. O resultado final, entretanto, pode bem ser uma criança calada, passiva e medrosa, que provavelmente se transformará num adulto tímido, conformista, receoso de se aventurar e buscar novas experiências e horizontes. Uma vez que pessoas deste temperamento costumam ser tímidas, a criança fleumática precisa ser estimulada à auto-afirmação ao invés de ser contida pelos pais.
4 - A criança melancólica – Esta criança parece se conformar ao controle excessivo dos pais, mas internamente ferverá de hostilidade. Ela cumprirá de má vontade, o que se espera dela, mas se transformará numa criança sorrateira e assim fará sua própria vontade. Sua hostilidade pode se demonstrar na destruição de um objeto valioso ou nos beliscões aplicados aos irmãos menores. O melancólico pode ao crescer, se tornar uma pessoa bitolada e farisaica, externamente cheio de regras piedosas e moralistas, mas internamente carregado de hostilidade.

                            

Igualmente danoso para a criança de três anos é o problema do controle insuficiente por parte dos pais. Pais de temperamento sanguíneo e fleumático costumam ser mais culpados nesta área – o fleumático por ser amoroso e não gostar de confrontações, e o sanguíneo por ser despreocupado, incoerente e por sempre ter a atitude de que “no fim tudo vai dar certo”. Quando seus filhos se recusam a respeitar os controles e limites estabelecidos eles imediatamente relaxam os limites e permitem que os filhos façam o que querem. Logo os filhos assumem o papel de pais e tomam conta do lar. Tais crianças terão grandes dificulades ao entrarem para a escola, descobrindo que o professor e os coleguinhas exigem um gráu razoável de conformidade às regras. Os pais podem ajudar enormemente no ajustamento de seus filhos à escola e à sociedade fazendo com que eles aprendam a obedecer às leis em sua própria casa.

 MENINAS, "PULEI" UMA PARTE, A DOS BEBÊS. QUEM QUIZER VER, TEM POST ANTIGO SOBRE ESTE ASSUNTO, É SÓ DAR UMA OLHADA NOS POSTS ANTERIORES (Sílvia Himitian).

Quero logo chegar na adolescência!!!

BEIJOOOOSSSS!!!




Nenhum comentário: