Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

terça-feira, 12 de abril de 2022

 GERAÇÃO KIKO

CASOU ESPERANDO RECEBER UMA "BOLA QUADRADA".

(andrecosta)

OLÁ MIGAS,

Pesquisas recentes indicam que 50% dos casamentos terminam em divórcio. É um número alarmante e revela um problema geracional que provoca perdas financeiras, fadiga emocional e instabilidade na vida dos filhos e familiares.




Penso que a causa principal dessa realidade seja o que chamo de “geração Kiko”, a multidão de pessoas que se assemelham ao caricato personagem do programa Chaves por desejarem receber uma bola quadrada.


Nossa cultura passou a afirmar que o casamento é uma união entre pessoas que existe para promover suas felicidades individuais.


No entanto, o casamento não existe para gerar felicidade individual. Esse é um dado elementar da realidade independente da sua crença. Nunca na história da humanidade o casamento foi visto assim, até que o romantismo inundou o imaginário afetivo com desejos irrealizáveis.


Pessoas que entram no matrimonio com a expectativa de que o casamento as tornarão felizes fazem exatamente como o Kiko, que passou toda sua infância esperando receber um presente que simplesmente não existe. É rir pra não chorar!


A ilustração fica ainda mais rica quando consideramos que Kiko é um menino mimado que tinha tudo e nunca recebe não como resposta. O professor Girafales que queria se relacionar com a mamãe do Kiko, chegou a prometer a tal “bola quadrada” para apaziguar a criança, mas em um episódio chega a chorar de constrangimento por não ser capaz de encontrar o presente.


É claro que pessoas que entram no casamento esperando felicidade serão frustradas, pois o casamento, por definição, não pode oferecer o que não é capaz de produzir!


Não estou negando que seja possível encontrar CONTENTAMENTO na vida a dois, mas a felicidade não pode ser o alvo. O foco deve ser na busca por realizar os cinco propósitos do casamento e o contentamento vem como subproduto do cumprimento do dever.


Eu quero explorar esses cinco propósitos do casamento com vocês, mas é um assunto para outras postagens.

Por agora, não seja como o Kiko, você nunca receberá uma bola quadrada!

MIGAS,
Ainda bem que muitos jovens, já casam mais maduros, com relação a um  relacionamento real, sem ficar sonhando com um amor hollywoodiano.


UMA FELIZ SEMANA FELIZ!



BJS NO CORAÇÃO!


Nenhum comentário: