ESTAMOS
ENLOUQUECENDO NOSSAS CRIANÇAS: ESTÍMULOS DEMAIS, CONCENTRAÇÃO DE
MENOS.
(Da Série Relacionamento Familiar)
(fonte:contioutra)
OLÁ BLOGAMIGAS,
O título acima não está correto?
Ao ler o post teremos um entendimento melhor sobre o assunto . Um equilíbrio entre um pouco de Tédio e excesso de estímulos sonoros e visuais.E veremos quanto, principalmente o mundo infantil esta sendo afetado.
O tédio nada mais é que a oportunidade de estarmos em contato conosco, de estimular o pensamento, a fantasia e a concentração.
Vivemos
tempo frenéticos. A cada década que passa o modo de vida de 10 anos
atrás parece ficar mais distante: 10 anos viraram 30, e logo teremos
a sensação de ter se passado 50 anos a cada 5. E o mundo infantil
foi atingido em cheio por essas mudanças: já não se educa (ou
brinca).
O
Ipad, por exemplo, já é companheiro imprescindível nas refeições
de milhares de crianças. Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m)
ligada(s) o tempo todo na programação infantil – naqueles canais
cujo volume aumenta consideravelmente durante os comerciais – mesmo
quando elas estão comento com o Ipad à mesa. (Com moderação, em certos ambientes, ajuda a manter os pais e as crianças mais calma ,principalmente tendo so adulto a mesa).
Muitas e muitas crianças têm atividades extracurriculares pelo menos três vezes por semana, algumas somam mais de 10 horas semanais de atividades, entre escola, cursos, esportes e reforços escolares. Existe em quase todas as casas uma profusão de brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas disponíveis o tempo todo para garantir que a criança “aprenda coisas”e não “morra de tédio”. As pré escolas têm o mesmo método de ensino dos curos pré vestibulares.
Tudo está sendo feito para que, no final, possamos ocupar, aproveitar, espremer, sugar, potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar todo o tempo disponível para impor às nossas crianças uma preparação praticamente militar, visando seu “sucesso”. O ar nas casas onde essa preocupação é latente chega a ser denso, tamanha a pressão que as crianças sofrem por desenvolver uma boa competitividade.
Porém, o excesso de estímulos sonoros e visuais, físicos e informativos impedem que a criança organize seus pensamentos e atitudes, de verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as próprias informações se misturam fazendo com que a criança mal saiba descrever o que acabou de ouvir, ver ou fazer.
Calma, gente. Muita calma. Não corramos pra cima da criança com um Ipad na mão a cada vez que ela reclama ou achamos que ela está sofrendo “tédio”. Não obriguemos a babá a ter um repertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm para manter a criança entretida o tempo todo.
Sugiro
que leiamos todos, pais ou não, “O Ócio Criativo”de Domenico di
Massi, para que entendamos a importância do uso consciente do nosso
tempo.
E já
que resvalamos o assunto para a leitura: nossas crianças não lêem
mais. Muitos livros infantis estão disponíveis para tablets e
Ipads, cuja resposta é imediata ao menor estímulo e descaracteriza
a principal função do livro: parar para ler, para fazer a mente
respirar, aprender a juntar uma palavra a outra, paulatinamente
formando frases e sentenças, e, finalmente, concluir um raciocínio
ou uma estória.
Cerquem
suas crianças de livros e leiam com elas, por amor. Deixem que se
esparramem em almofadas e façam sua imaginação voar.
MIGAS, ACHEI ESTE TEXTO ATUALÍSSIMO E QUIS COMPARTILHO COM VOCÊS!
UMA FELIZ SEMANA FELIZ
BJS NO CORAÇÃO!
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