Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A EXPERIÊNCIA DA MESA


A PRÁTICA DOS MANDAMENTOS DE DEUS


(Devi Titus)

OLÁ MIGAS,

NO ÚLTIMO CAPÍTULO A ÊNFASE ERA PASSAR A FRENTE OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS. E ISTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA VIDA DE NOSSAS FAMÍLIAS. E APROVEITEM ENQUANTO OS FILHOS SÃO PEQUENOS, QUESE TEM MAIS TEMPO E ELES ESTÃO ABERTOS A RECEBER.

E HOJE TEMOS MAIS UM PRECIOSO CAPÍTULO !

Depois que Deus lhe entregou os Dez Mandamentos, Moisés instruiu o povo de Israel acerca da importância de ensinar aos filhos a prática dos mandamentos na vida cotidiana:






Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as tuas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em teu coração. Ensine-as com persitência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casaquando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. - Deuteronômio 6:6-7.


As “palavras” que Moisés menciona nesta passagem são os que conhecemos como os Dez Mandamentos. Parafraseando o texto para que se reflita nosso estilo de vida no século 21, Moisés está dizendo que os mandamentos de Deus edificam nosso caráter se falarmos sobre a bondade divina e aquilo que o agrada ao longo do dia, em especial quando chegarmos ao lar e nos sentamos em casa. Qual é o lugar na casa em que a família se senta e conversa face a face? À mesa.


Os Dez Mandamentos são os valores de Deus para orientar nossa vida. Eles nos dizem o que fazer e que não fazer. Se você parar e pensar, verá que os Dez Mandamentos lidam com três categorias muito práticas de relacionamentos: seu relacionamento com Deus, consigo mesma e com os outros.


O primeiro, o segundo e o terceiro mandamento falam de nosso relacionamento com Deus.


1 - “Não terás outros deuses além de mim” (Exodo 30:3). Deus valoriza o compromisso.



2 - “Não farás para ti nenhum ídolo”(Exodo 20:4). Deus valoriza a autenticidade.



3 - “Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus”. (Exodo 20:7). Deus valoriza o respeito.

O quarto mandamento fala de nosso relacionamento com nós mesmos:

4 - “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os seus trabalhos, mas no sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum”(Êxodo 20:8-10). Deus valoriza o descanso.




Do quinto ao décimo mandamentos, encontramos instruções sobre nossos relacionamento com as outras pessoas:
5 - “Honra teu pai e tua mãe”(Êxodo 20:12). Deus valoriza os pais.


6 - “Não matarás”(Êxodo 20:13). Deus valoriza a vida.


7 - “Não adulterarás”(Êxodo 20:14). Deus valoriza o casamento.


8 - “Não furtarás” (Êxodo 20:15). Deus valoriza a propriedade.



9 - “Não darás falso testemunho”(Êxodo 20:16). Deus valoriza a honestidade.

10- “Não cobiçarás a casa de teu próximo{…} nem coisa alguma que lhe pertença”(Êxodo 20:17). Deus valoriza a individualidade.


Esses valores são a base para um bom caráter: fé em Deus, cuidado pessoal e respeito pelos outros. Era sobre essas coisas que minha mãe e minha avó conversavam enquanto preparavam juntas o café da manhã. Era sobre isto que mamãe e eu a ajudava a preparar as refeições da família. E é sobre isso que Larry e eu falávamos com nossa filha e nosso filho. São os mesmos princípios que agora são transmitidos para os filhos deles.



Era à mesa que a maioria de nossas conversas significativas acontecia. A transmissão de valores e princípios, convicções e caráter não acontece quando apenas algumas refeições especiais são feitas com a família reunida durante o ano. Diálogos significativos, que fortalecem o caráter, devem acontecer regularmente durante uma vida de refeições compartilhadas.



MIGAS, QUE RICO CAPÍTULO. PARECE UMA COISA SIMPLES, MAS AO LER E VER A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS CONVERSAS A MESA. PAPAIS E MAMÃES COMECEM A PARTIR DE AMANHA, REMIR O TEMPO NAS REFEIÇÕES. AO INVÉS DE ROLAR TANTAS CABEÇAS EM NOSSAS MESAS, TEMOS TODOS ESTES ASSUNTOS LINDOS PRA DIALOGAR E COM ISTO CONSEGUIR UM CRESCIMENTO DE NÓS MESMOS, E DE NOSSOS FILHOS!


BEIJOS NO CORAÇÃO!!!





Nenhum comentário: