Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A EXPERIÊNCIA DA MESA. 
QUANTO MAIS FRESCO MELHOR.

(Devi  Titus)

Olá Migas!

MUITO PRECIOSOS ESTES CAPÍTULOS! EUZINHA VOU SO ME ENCOLHENDO, RSRSRS. ACHO QUE DEUS QUER FALAR PRIMEIRO COMIGO. MAS QUE BELEZA QUE ESTA NOVA GERAÇÃO ESTÁ MAIS LIGADA TANTO NA ALIMENTAÇÃO COMO NO EXERCÍCIO FÍSICO !

A ESCRITORA MAIS UMA VEZ DA DICAS EXCELENTES SOBRE COMO ESTIMULAR SEUS FILHOS A BOA ALIMENTAÇÃO !


Fui criada na região de Salinas Valley, Califórnia. Alguns a chamam de bacia de alface da Califórnia. O solo escuro e rico abrigava a maioria das nossas verduras, legumes e algumas frutas: vários tipos de alface, tomate, brócolis, couve-flor, morango, alcachofra, aspargo e muito mais. Quando criança, eu adorava identificar as diferentes plantações em crescimento. Às vezes, brincávamos nos campos, ficando sujos e cheios de lama nas valas da irrigação. 



Comíamos alface americana recém-colhida, direto do campo. Não existe sabor igual ao de uma cabeça de alface americana fresca! Batíamos no centro da cabeça de alface no joelho para amolecê-la. Quando tirávamos a parte de baixo, enfiávamos o polegar bem no centro. Girando o pulso, abríamos a cabeça de alface crocante e comíamos como se fosse uma maçã. Isso sim é comida de verdade!


Entendo que a maioria das crianças não mora em meio a campos de alface com eu morei. Só estou ilustrando como a comida fresca, em sua forma mais simples, pode ter um ótimo gosto. Tenho a convicção de que, se começarmos a dar comida de verdade para nossas crianças – alimentos frescos, frutas, verduras e legumes – elas aprenderão a amar os sabores naturais.



A propósito, se você tem filhos que ainda não aprenderam a gostar de frutas, por favor, não use isso como desculpa para se tornar uma cozinheira sobe encomenda e fazer uma refeição separada para cada membro da família, seguindo as preferências individuais.


As refeições devem ser feitas de acordo com seu valor nutricional e preferência dos pais, e as crianças aprenderão a apreciar os alimentos saudáveis para seu corpo em crescimento. Se você tem um filho enjoado para comer, não desanime! As pesquisas revelam que podem ser necessárias diversas exposicões a determiado alimento antes que as papilas gustativas de um indivíduo se adaptem a seu gosto.



E fique tranquila, pois gosto é algo que se adquire. Afinal, quem tomaria café ou comeria pimenta com base na primeira reação das papilas gustativas? Alguns estudos sugerem que é necessário provar um novo alimento dez vezes ou mais para que a pessoa aprenda a gostar dele. Portanto, se seus filhos demonstrarem relutância em experimentar novos alimentos, não deixe que isso a impeça de servir os alimentos nutritivos de que o corpo deles necessita. Continue a colocar a comida no prato e, depois de um tempo, seus filhos aprenderão a gostar dela.



Minha mãe trabalhava fora, mas sempre colocou comida caseira à mesa. Não eram necessariamente pratos elaborados, a maioria de nossas refeições era simples, mas ainda assim, deliciosa. Você pode chamar de comida comum ou comida de verdade - legumes cozidos no vapor, bife ou carne cozida, arroz e batatas, tanto inglesa quanto doces. Nossa mesa era arrumada com toalhas e pratos sem sofisticação, mas coloridos e combinando entre si



Mamãe costumava fazer mais de uma verdura e podíamos escolher. Forçar-nos a comer determinada quantidade nunca foi alvo de sua preocupação. Ela não queria desperdiçar comida serv
indo-nos em excesso.
Preferia que comêssemos tudo aquilo que pegássemos. Mas não tinhamos a permissão de fazer lanchinhos antes do jantar.




Em meu lar, depois terminávamos de comer, Trina, Aaron, Larry e eu ajudávamos a lava a louça. Numa visita recente à casa de nosso filho, percebi ça e Aaron tirando a mesa naturalmente e ajudando a arrumar a cozinha, assim como seu pai fazia enquanto ele era criança e continua a fazer hoje. Não é raro depois de eu preparar e servir uma refei'ão, Larry dizer: “Eu lavo a louça”. Em geral, acabamos fazendo isso juntos, porque gosto de ficar na cozinha com ele. É um momento para conversarmos e desfrutarmos a presença um do outro.



Quando nossos filhos eram pequenos, ficar na cozinha juntos se transformava, muitas vezes, num momento divertido, de brincadeiras. As lembranças familiares de arrumar a cozinha incluem bater de leve no outro com o pano de prato úmido,(GENTEEENNN, MEU PAI FAZIA MUITO ISTO COMIGO) correr em volta da mesa e outras brincadeiras inocentes. Quando eu era criança, minha mãe sempre inventava jogos para meu irmão e eu. Por exemplo, quando lavávamos a louças, era uma corrida para ver quem terminava primeiro. A pessoa que estava lavando terminasse, podia ir embora enquanto o outro teria de ficar e Noel e eu terminar de limpar a cozinha. Essa brincadeira sempre fazia Noel e eu trabalharmos rápido.



MIGAS, sempre fizemos várias atividades juntos em família (saudades) tanto tarefas domésticas como lazer, isto e muito bom pois quando terminamos podemos descansar juntos! Às vezes meus filhos me diziam ; Mãe nem tá precisando neh? E que você não quer que fiquemos a toa neh? E era verdade, rsrsrs ! Tarefas domesticas são muito saudáveis e ocupa o tempo e desvia a atenção deles de outras coisas! 


BEIJOS NO CORAÇÃO






Nenhum comentário: