Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

sábado, 19 de setembro de 2015

PORQUE AS CRIANÇAS DESOBEDECEM?
(II PARTE)


OLA  AMIGASDO BLOG!

COMO COLOQUEI NO POST ANTERIOR QUE DARIA SEQUÊNCIA AO ASSUNTO, DEVIDO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TEM, PRA QUE VOCÊS PUDESSEM LÊ-LO LENTAMENTE E INCENTIVAR AOS SEUS ESPOSOS A LEREM TAMBÉM.


3 – Ele se acostumou à falta de disciplina paterna. 


Em outras palavras, pais permissivos não cumpriram o papel de disciplinadores que amam seus filhos. A Bíblia diz que o pai deve ser o cabeça do lar e que deve verificar que os filhos sejam criados com disciplina e instrução. Em todas as páginas de Provérbios há vários versículos que admoestam os pais à  prática da disciplina e a educarem seus filhos no caminho da sabedoria. A mãe deve ser a assistente do pai, substituindo-o quando este estiver ausente.

4 – Ela nunca adquiriu um espírito de submissão.  



As crianças aprendem a submissão pela observação – filhos observado seus pais se submetem a Deus, e filhas observando suas mães se submetem a seus maridos. Para ser obediente a criança precisa de um espírito de submissão. A desobediência deve ser corrigida em particular entre a criança e o pai, sendo que deve haver restauração pública à pessoa que tiver prejudicada. Durante a infância de nossos filhos, por exemplo, tivemos um episódio semelhante. Dois de nossos filhos vinham voltando do mercado para casa, com seu pai. No meio do caminho ele descobriu que cada uma das crianças tinha um bolso cheio de balas que não havia comprado.



Quando ele os confrontou com as provas, ambos confessaram que haviam apenas se servido. A disciplina lhes foi aplicada, individualmente e em particular, e depois os dois voltaram à loja para confessar ao gerente o seu furto, pedir perdão, devolver as balas intactas e pagar as  já comidas com dinheiro retirado de seus cofrinhos. Correção assim ensina um espírito de submissão e uma reação positiva à autoridade.



5 – Ela está lutando para conseguir a afeição e a atenção de seus pais. Infelizmente ela descobre que uma das maneiras mais rápidas de conseguir isso é ser desobediente. Para a criança que está faminta de amor e atenção, as conseqüências de desobediência são um preço razoável pela atenção de seus  pais, mesmo que esta seja apenas temporária. Muitos pais ativos se envolvem tanto com seus próprios objetivos na vida que deixam de perceber tais lutas na vida de seus filhos. As crianças que melhor se comportam na escola normalmente vêm de lares marcados pela proximidade familiar e muito amor paterno.


6 – Ela não foi ensinada a respeitar autoridades. A criança que não foi treinada a respeitar a autoridade dos pais terá grande dificuldade em respeitar a autoridade dos professores, policiais, patrões e, acima de tudo, de seu Pai Celestial. As crianças podem não respeitar autoridade por não verem suas mães se submetendo aos maridos, ou por não verem seus pais se submetendo a Deus. Aprenderão melhor observando o exemplo paterno. Onde foram parar os dias em que se ensinava respeito às crianças, e estas respodiam “Sim, senhor”e “Não senhor”? antes da criança poder respeitar ela tem de reconhecer quem  tem autoridade, o poder e quem é o mais forte.


(WALACE E NOSSO AMADO AMIGO ASAPH BORBA)

Ao encerrar este capítulo, quero desafiá-lo a reagir a estas seis razões por que uma criança desobedece. Examine as atitudes e reações de cada um de seus filhos, para verificar qual o seu nível de obediência. Se for alto, você, pai, está no trilho certo e vem realizando um bom trabalho em ensinar seu filho no caminho que deve ir. Uma educação adequada não exige grande instrução, riquezas terrenas ou Q.I. elevado. Requer apenas diligência para com seu chamado e obediência a Deus.



Durante o verão de 1976, o bicentenário americano, meu marido e eu, acompanhados de nosso dois filhos solteiros, visitamos muitos dos lugares históricos do Leste. No Cemitério Old Granary em Bolton. Massachusetts, encontramos uma velha lápide já gasta pelo tempo, de modo que a inscrição era quase ilegível. Ela assinalava as sepulturas dos pais de Benjamin Franklin. Dizia o seguinte: “Josiah Franklin, morto aos 89 anos, e Abiah, sua esposa morta aos 85 anos, jazem enterrados aqui. Viveram juntos 55 anos de matrimônio, sem qualquer propriedade ou emprego rendoso; por seu trabalho constante e operosidade honesta sustentaram condignamente numerosa família; criaram respectivamente treze filhos e sete netos. Com este exemplo, o leitor, fica estimulado a ser diligente em sua vocação e não perder a fé na Providência. Ele foi homem piedoso e prudente; ela, mulher sensata e virtuosa.


MIGAS, QUEM NOS CONHECE SABE QUE O MEU ESPOSO, NUMA ALTURA DA SUA VIDA TEVE UM CHAMADO E A OPORTUNIDADE, DE TRABALHAR 6 HORAS (OROU UNS ANOS POR ISTO) E DEPOIS ABRIU MÃO DE UMA CHEFIA PARA SE DEDICAR MAIS AO MINISTÉRIO E CONSEQUENTEMENTE À FAMÍLIA. E O  SENHOR TEM SIDO INFINITAMENTE FIEL NA PROVIDÊNCIA, E ALIMENTADO NOSSA FÉ!


UM FELIZ FIND FELIZ!!!





Nenhum comentário: