Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 1 de maio de 2014

ATENÇAO QUANTO AO EXCESSO DE

 ATIVIDADES PARA OS PEQUENOS.

OLÁ BLOGAMIGAS!
COMO JÁ MENCIONEI NO POST ANTERIOR, JÁ ENCONTREI MINHA "TRUPP", ALIÁS UM FOI DIRETO DO AEROPORTO DO JOGO DO GRÊMIO (FAZER O QUE NEH?). A LILICA AINDA ESTÁ VOANDO. A BÁ E O MÁ NOS LEVARAM A UMA CONFEITARIA "BAFÔNICA" E AGORA FORAM PRA UM CASAMENTO. JÁ COMEÇOU A "JACÂNCIA". RSSS.

COMO SEMPRE, NAS MINHAS PESQUISAS ENCONTREI ESSE TEXTO QUE ACHEI SUPER INTERESSANTE E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS.


O corre-corre do dia a dia, que nos deixa estressados e cansados também está alcançando as crianças! Para que os filhos não fiquem sozinhos em casa nos períodos longe da escola, os pais colocam os pequenos em várias atividades extra escolares. (ATENÇÃO E ALERTA). 




O que poderia ser muito bom (aulas extras, atividades, esporte e ensinamentos) pode acabar prejudicando as crianças, gerando um excesso de atividades, cansaço e irritação! Além disso, as atividades não se tornam produtivas, pois com o cansaço, eles não conseguem aproveitar os benefícios!




O ser humano atual acumula inúmeras funções principalmente a partir dos 18 anos, isso não significa que a criança já precisa testar uma vida corrida. Ela não é uma super-máquina. Que mal tem a criança, vez ou outra, se divertir assistindo Sessão da Tarde comendo uma bolachinha em companhia do irmão ou dos avós?




Quando minha filha completou 8 meses, eu fazia aulinha de música e movimentos na STEPS, apenas 2 dias na semana com duração de 45 minutos cada aula. Era uma delícia e um momento mãe e filha maravilhoso! Quando ela começou a escolinha, aumentei para, de segunda a quinta, apenas por 3 horas ao dia, percebi um grande progresso: na fala, no andar, no raciocínio. Mas o dia que percebia que ela estava cansada, eu simplesmente a deixava em casa!


Com quase 2 anos ela começou a fazer natação! Eu sei, eu sei.... algumas acham muito tarde! Pois eu adorei.... segui o conselho da minha pediatra e hoje, com 3 anos e meio ela já está quase nadando sozinha! Tenho horror à piscina para crianças, conheço histórias horríveis, de pessoas conhecidas! Por isso, sempre expliquei para minha filha e falo até hoje quase que diariamente que piscina é somente com adulto, enquanto ela não ficar "grande". Funciona? Aqui em casa sim, mas minha atenção é sempre redobrada quando tem uma piscina por perto!


Agora que ela está em uma escola maior, faz 2 aulas extras no período que não está na escola: uma vez por semana inglês e outra de natação! Mas apenas 1 dia na semana de cada? Sim.... não quero que ela se canse, fique repleta de atividades com apenas 3 anos de idade.... Mas isso é minha OPINIÃO, cada caso é um caso!


Descobri essa escolinha de inglês que a professora vem em casa e ensina a língua através de brincadeiras, jogos, teatros e usando muitaaa fantasia, que minha filha ama! Fantasia aqui é a roupa ou então usando a imaginação que ela tem na cabeça!! rs Um dia somos uma princesa, convidamos amigos "inventados" para uma festinha e por aí vai... Nem sempre consigo fazer as aulas, mas posso garantir que ela adora!




Algo que acho super importante é a mãe ter consciência que cada criança tem seu ritmo, suas necessidades e evolução. O ser humano tem mania de comparar as pessoas e aqui, a regra é clara: respeite o "time" do seu filho, não o sobrecarregue com milhões de atividades!! Crianças da mesma idade podem aguentar quantidades diferentes de atividades.  E isso é muito natural!

As atividades extras são sim muito importantes, mas não podem ser colocadas como obrigações, caso contrário o efeito será outro! O excesso de atividade pode ser observado quando a criança começa a reclamar das atividades que está executando. A agenda lotada do pequeno muitas vezes reflete atitude agressiva, irritação, desatenção, pesadelos, ansiedade, choro excessivo, impaciência e dificuldade de relacionamento interpessoal.




As exigências são grandes, desde que eles são bebês já começamos a pensar no futuro! Eu mesma já fico fazendo planos para minha filha: vai fazer curso disso, aula daquilo no futuro e, esperando que ela seja bem sucedida em tudo que ela fizer.  Mas aí vem meu outro pensamento: "Calma Mãe, é ela quem vai escolher.... deixe a vida  seguir, sem ansiedade!!!"  Sim, quero muito que ela seja alguém na vida, uma batalhadora, corajosa, ousada, e aí, a gente começa a fazer mil programações. O segredo é auto-controle....ahhh que palavrinha mais difícil essa, risos!



Minha sugestão: observe seu filho, tente entender suas reais necessidades, deixe sua ansiedade de lado e dê muito AMOR, esse é o maior ensinamento que ele pode receber na vida!!!


As ansiedades de hoje são muitas, principalmente no que diz respeito, ao futuro, mas temos que ter uma visão de fé e confiança e fazer a nossa parte e confiar que Deus está no controle de tudo. 


Nenhum comentário: