Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

UMA VIDA COM PROPÓSITOS

TORNANDO-SE AMIGOS DE DEUS

(Rick Warren)


OLÁ MIGAS,

Voltando ao nosso livro, o autor enfatiza que para se ter uma vida com propósito é fundamental ser amigo de Jesus. Ao longo dos próximos capítulos ele cita seis princípios para sermos amigos de Jesus.



Como tivemos restaurada a nossa amizade com Deus pela morte de seu Filho, enquanto éramos seus inimigos, certamente seremos libertos da punição eterna por meio de sua vida. - Romanos 5.10.

Deus quer ser o seu melhor amigo.

O seu relacionamento com Deus tem muitos e variados aspectos:

Deus é seu Autor e Criador, Senhor e Mestre, Juiz, Redentor, Pai Salvador e muito mais. Porém, a mais espantosa verdade é esta: o Deus todo-poderoso anseia ser seu amigo!

No Eden, vemos o relacionamento ideal de Deus para conosco.

Adão e Eva desfrutavam de uma amizade íntima com Deus. Não existiam rituais, cerimônias ou religião — apenas um simples e carinhoso relacionamento entre Deus e as pessoas que ele criou. Livres de culpas ou medos, Adão e Eva destrutavam de Deus, e Deus desfrutava deles.


Fomos feitos para viver continuamente na presença de Deus, mas após a queda do homem aquele relacionamento ideal foi perdido.

Somente umas poucas pessoas no Antigo Testamento tiveram o privilégio de uma amizade com Deus. Moisés e Abraão foram chamados "amigos de Deus", Davi foi chamado "um homem segundo o coração de Deus" e Jó, Enoque e Noé eram amigos íntimos de Deus. Entretanto, medo de Deus, e não amizade, eram mais comuns no Antigo Testamento.


Então Jesus mudou a situação. Quando pagou nossos pecados na cruz, o véu do Templo, que simbolizava nossa separação de Deus, foi rasgado de cima para baixo; indicando que o acesso direto a Deus estava novamente disponível.


Ao contrário dos sacerdotes do Antigo Testamento, que tinham de passar horas se preparando para encontrá-lo, atualmente podemos chegar a Deus a qualquer instante. A Bíblia diz: Podemos agora exultar em nosso maravilhoso novo relacionamento com Deus tornando-nos amigos de Deus? Tudo por causa do que nosso Senhor Jesus Cristo fez por nós, amizade com Deus só é possível por causa da graça de Deus e do sacrifício de Jesus. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. Um antigo hino diz "Quão bondoso amigo é Cristo", mas na verdade Deus nos convida a desfrutar da amizade e da companhia das três pessoas da Trindade: nosso Pai, o Filho e o Espírito Santo.?

Jesus disse: Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido A palavra utilizada para "amigo" nesse versículo não significa uma relação superficial, mas um relacionamento íntimo e de confiança.



 A mesma palavra é usada para se referir ao padrinho de casamento e ao círculo de amigos íntimos e de confiança de um rei. Em uma corte real, os servos devem manter distância do rei, mas o círculo de amigos de confiança desfruta de proximidade, acesso direto e informações confidenciais.




Que Deus me queira como amigo íntimo é difícil entender, mas a Bíblia diz: que Ele zela ardentemente pelo relacionamento com vocês!

Deus deseja muito mesmo que o conheçamos profundamente. Na verdade, ele planejou o universo e orquestrou a história, incluindo os detalhes de nossa vida, para que nos tornássemos seus amigos. A Bíblia diz: Deus criou toda a raça humana e criou a terra habitável, com fartura de tempo e de espaço, a fim de que pudéssemos buscar a Deus; não só ficar como que apalpando no escuro, mas realmente o encontrar.!

Conhecer e amar a Deus é nosso maior privilégio, e sermos conhecidos e amados é o maior prazer de Deus. Ele diz: Se alguem quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender!

Estas são as coisas que me agradam.!

É difícil imaginar uma amizade intima entre um Deus perfeito, invisível e onipotente e um ser humano limitado e pecador. Não é tão difícil compreender um relacionamento de Mestre para servo, Criador para criatura ou mesmo de Pai para filho; mas o que quer dizer o fato de Deus me querer como amigo?

Olhando a vida dos amigos de Deus na Bíblia, aprendemos seis segredos para uma amizade com Deus. Faremos um exame de dois segredos neste capítulo e de mais quatro no próximo.


MIGAS,

Conhecer e amar a Deus é nosso maior privilégio, e sermos conhecidos e amados é o maior prazer de Deus.




 







 



UMA FELIZ SEMANA FELIZ!





Nenhum comentário: