Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

O RAIO X DA FAMÍLIA



OLÁ MIGAS, 


Todo mundo faz neh???

A velha frase, só que você nós não somos todo mundo. Sei que não esta fácil. Viver contra a maré. É sempre um desafio e muita coragem.

Por isso, quiz abordar este assunto, que e um dos grandes desafios da família e do ser humano viver no equilíbrio das redes sociais.



A chamada “família nuclear” é um arranjo compacto de pai, mãe e poucos filhos que vive na cidade e serve à indústria. É o que explica o sociólogo Zimmerman em sua brilhante análise dos arranjos familiares ao longo da história. Concluímos que a família contemporânea se especializou em afetos!


A família nuclear é direcionada para a busca da felicidade individual e por isso mesmo na vivência da família nuclear o mais importante é o lazer, o entretenimento e as emoções. Basta ver a prevalência das telas no tempo em família.


O pai cansado do trabalho chega em casa pra ver TV, a mãe cansada da rotina chega em casa para o Instagram e os filhos, exaustos das tarefas da escola, chegam em casa para os jogos e as redes sociais. A família contemporânea virou um shopping center ou, ainda pior, um albergue em que indivíduos que mal se conhecem moram debaixo do mesmo teto buscando a felicidade pessoal.

Se a vivência da sua casa é exatamente assim, então espere o seguinte raio-x:

- O Propósito da sua casa está fragmentado:

Você não sabe para qual propósito sua família existe. Por isso há crise de motivação e grande frustração. Quando a felicidade vira o foco, então a formação humana é secundária. O importante é se satisfazer agora!

- Sua família está desconectada das outras gerações:


Seus filhos preferem estar fora de casa. Avós e tios nem pensar. Seus filhos são incapazes de interagir e dialogar com pessoas de outras idades.

- Fraca identificação:

Vocês parecem mais um clube social que só encontram unidade no que é gostoso como um filme, um passeio no shopping ou uma viagem de férias. Mas não conseguem articular a razão de serem uma família. Não há senso de pertencimento.

- Sua Autoridade está enfraquecida:


Na família nuclear pais não tem voz de comando. Eles imploram, negociam, compram, mas não estabeleceram autoridade pautada na confiança e na compreensão responsável de que cada escolha tem uma consequência. 

Por isso mesmo pais terceirizam para escola, para a igreja e para a sociedade o papel que deveria ser deles: exercer com firmeza e doçura sua autoridade.

E aí? Parece com sua família?



MIGAS,

Sentimos isso, muito forte, até mesmo na vida da Igreja. A tempos atrás os jovens se relacionavam muito bem com pessoas de qualquer faixa etária. Nós pais podíamos nos relacionar com eles e vice-versa. "Nos tratavam de tios e tinham zelo e carinho por todos". Hoje já não é assim. Claro que isso também depende da educação que recebem.


UM FELIZ FIND FELIZ!


BEIJOS NO CORAÇÃO!

Nenhum comentário: