A EXPERIÊNCIA DA MESA
(UMA MESA PREPARADA PARA NÓS)
SE EU CONSIGO, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE
(Devi Titus)
OLÁ MIGAS,
Sua história é muito diferente da minha. No entanto, todas nós deparamos com pressões gigantescas e mudanças que não planejamos. Minha amiga Susan Allen escreveu um livro chamado The Unintended Journey (A jornada não planejada). A jornada que ela não tinha a intenção de fazer foi a descoberta do vício de seu marido cristão em pornografia.
A jornada não pretendida de outra amiga, acostumada a um estilo de vida abastado, foi enfrentar a falência.
A jornada não pretendida de minha filha, apresentada em mais detalhes no capítulo 9, foi descobrir o caso extraconjugal do marido. Todas fazemos jornadas não planejadas na vida – talvez a sua tenha sido um divórcio indesejado, a morte de um ente querido ou um diagnóstico alarmante.
Há momentos na vida em que a última coisa que queremos é sair para comprar guardanapos e jogos americanos, colocar tecido novo nas cadeiras gastas da cozinha e planejar refeições em casa. Com certeza, não é nessas horas que você sente vontade de folhear livros de receitas procurando idéias para os cardápios do mês. Você pode, porém, fortalecer os membros de sua família e a si mesma concentrando o foco no que acontece à mesa durante essa fase difícil. Diante da desesperança, na presença de seus adversários, o Pão da Presença pode transformar pranto em dança e lamento em alegria durante sua experiência de jantar.
Preparar refeições para sua família em momentos de adversidade cria um ambiente estável para todos. Fomenta um espaço para família conversar. O menu escolhido não é o fator mais importante. O desânimo costuma provocar a perda da criatividade. A depressão faz a energia e ímpeto de realizar se esvaírem. Quando você se sentir assim, siga as sugestões a seguir para priorizar os momentos de refeição. Nessas ocasiões, a comida deve ser simples e o ambiente, colorido! Veja algumas idéias simples para ajudá-la a começar:
- Tenha planos de fazer alguém rir. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv. 17:22). Se você não estiver conseguindo ser engraçada, leia uma piada.
- Faça pergunta que incentivem o diálogo.
- Inicie cada refeição com uma oração sincera.
Esses passos simples fortalecem as emoções de cada membro da família enquanto vocês enfrentam o período difícil juntos. Lembre-se: todos os problemas da vida são temporários. Eles não duram para sempre.
MIGAS, TODOS NÓS PODEMOS PASSAR POR SITUAÇÕES DELICADAS, MAS AINDA BEM QUE TEMOS A PRESENÇA DE JESUS EM NOSSO LAR.
BEIJOS
NO CORAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário