Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A  VIDA DENTRO E FORA DA BOLHA

OLÁ MIGAS,

ME DEPAREI COM ESTE TEXTO, E O ACHEI BEM INTERESSANTE. DAÍ QUIS REPOSTÁ-LO, PRA QUE CADA UM DE NÓS, PUDÉSSEMOS REFLETIR SOBRE ESSA QUESTÃO, E ANALISAR OS NOSSOS ERROS E DEFEITOS. ENQUANTO HÁ VIDAHÁ ESPERANÇA, PRINCIPALMENTE DE MUDANÇAS PRA MELHOR.

A vida, fora da bolha, é feita de desafios, de perigos, de gramas que não são verde esmeralda. É feita da convivência de diferenças, às vezes irreconciliáveis, como que temos que lidar. É feita da família que diz o que pensa, discorda sem medo de quem somos ou nos tornamos. E nesse espaço cheio de discordâncias nasce o incômodo, mas também a conversa franca, a variedade, ouros pontos de vista, nascem idéias novas e vontades estranhas, que nos constroem como unidade.


À MEDIDA QUE VAMOS VAMOS ENVELHECENDO, VAMOS ANALISANDO A VIDA, COM NOSSOS ERROS E ACERTOS. E NESSE PRIMEIRO PARÁGRAFO JA VEMOS ALGUMAS SITUAÇÕES QUE FALAM CONOSCO.

E NOS ANALISANDO E  VENDO PESSOAS PRÓXIMAS E O MUNDO ATUAL, VEMOS SITUAÇÕES QUE CAEM NAS FAMÍLIAS, CAUSANDO SÉRIOS PROBLEMAS, EXISTE OS PAIS QUE ACHAM QUE SENDO AUSTEROS, RÍGIDOS, E AS VEZES COM POUCO AMOR,  MUITAS VEZES PENSANDO AINDA COMO QUEM NÃO FEZ OU NÃO REALIZOU MUITA COISA NA JUVENTUDE E DEIXAM OS FILHOS A PARTE. NEGLIGENCIANDO MUITAS COISAS EM SUA EDUCAÇÃO. O FATO DE MUITAS VEZES, OS MARIDOS NÃO  AJUDAREM AS ESPOSA EM PEQUENAS TAREFAS EM CASA, OU NÃO AJUDAR OS FILHOS A FAZER AS TAREFAS ESCOLARES, OU AINDA, NÃO LEVAR E BUSCAR O FILHO EM LUGAR NENHUM, MAS DIZENDO QUE ESTÁ PREPARANDO OS FILHOS PRA VIDA, MAS NA VERDADE SE POUPANDO DAS RESPONSABILIDADES DE ESPOSO E  PAI. MAS NA VERDADE ALIMENTANDO SEU EGOÍSMO.


No entanto, a vida na casa com a grama esmeralda é confortável demais e lá fora a vida é perigosa e desafiadora demais. São gestos, cheiros e paisagens que não foram escolhidos nem editados como em seu feed de mídias sociais, sua maior distração e, porque não dizer, maior fonte de informação. “Quero ver o que gosto, tenho esse direito”, diz como se a realidade coubesse dentro da tela do próprio celular, em que é feita uma curadoria de imagens por ela e por algoritmos. Sim, ela tem o direito e a liberdade de ceifar a própria vida, esmagada entre muros seguros. Mas a angústia cresce.

NA SEGUNDA PARTE DO TEXTO, VEJO NO MUNDO ATUAL UM DESEQUILÍBRIO ENTRE OS DOIS. TANTO PRA NÓS ADULTOS, QUANTO PARA AS FAMILIAS. 

 EUZINHA COMO FILHA ÚNICA (ACHO QUE JÁ COLOQUEI POR AQUI, QUE NÃO ACONSELHO PRA NINGUÉM, E SINTO MUITA, MUITA FALTA DE IRMÃOS. UMA IRMÃ, JÁ ME DEIXAVA FELIZ) MAS FILHO ÚNICO, SEMPRE TRAZ UMA CARGA FORTE SOBRE ELE. MESMO COMO A EDUCAÇÃO QUE TIVE. FUI DISCIPLINADA PRA COMO SE TIVESSE VÁRIOS IRMÃOS.  (NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA SOBRE ISTO. ALGUMAS NECESSÁRIAS, OUTRAS NÃO. ATÉ PORQUE MEUS PAIS NÃO TIVERAM NENHUM ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO DE FILHOS.) MAS EM CONTRA- PARTIDA, EU ERA O CENTRO DE TUDO. A PRIMEIRA COISA QUE MEU PAI FAZIA QUANDO CHEGAVA EM CASA, ERA PERGUNTAR POR MIM. NUNCA TINHA QUE DIVIDIR NADA COM NINGUÉM E OUTRAS TANTAS COISAS, QUE CARREGAMOS E LEVA TEMPO PRA NOS DESFAZERMOS DAS SEQUELAS. AINDA BEM QUE ENCONTREI JESUS E UM MARIDO QUE MUITO ME AJUDOU E AINDA AJUDA A FINAL A OBRA CONTINUA. E DENTRO DE TUDO ISTO TEMOS OS PAIS QUE SUPER PROTEGEM E SUFOCAM SEUS FILHOS. SEJA COM CUIDADOS EXCESSIVOS, SEJA COM PRESENTES E PRESENTES (PRA SUPIR A CULPA DE NAO GASTAR TEMPO NECESSÁRIO COM OS FILHOS). AO LER VÁRIOS LIVROS, ARTIGOS, E PARTICIPAR DE VÁRIAS CONFERENCIAS, APRENDI UM POUCO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. APRENDI QUE É MELHOR ERRAR NA FIRMEZA DOS PRINCÍPIOS DO QUE NA PERMISSIVIDADE, QUE GERA MUITA INSEGURANÇA E DEPENDÊNCIA MUITO GRANDE DOS PAIS.

MIGAS, ESPERO QUE ESTE TEXTO, FAÇA BEM PRA VOCÊS E TRAGA UM MOMENTO DE REFLEXICAO SOBRE SEUS ERROS E ACERTOS. A VIDA SENDO RE-EXAMINADA, PERIODICAMENTE, NOS LIVRA DE NÓS MESMOS E NOS AJUDA A ERRARMOS MENOS.

UM FELIZ FINDI FELIZ!


BEIJOS NO CORAÇÃO!



Nenhum comentário: