Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CONVERSAR E SE ENTENDER

(EDUARDO ALMEIDA)

OLÁ MIGAS,

E aí ???? 
Gostaram da idéia de reduzirem os espaços das casas? Espero que tenham gostado dos lofts  muito fofos neh?
Mas vamos ao nosso assunto de hoje que é de sumária necessidade em qualquer tipo de relacionamento.



(Desde cedo é importante os pais ensinarem aos fihos, a terem dialogo e se perdoarem )

Uma das coisas que mais dá sentido para nossa existência é a relação que estabelecemos com as pessoas que amamos. Afinal, como seres humanos somos por definição seres sociais.
Não há dúvida que uma vida solitária tende a ser bem menos significativa do que uma na qual conseguimos interagir de forma positiva e construtiva com os aqueles que nos cercam.


No entanto, esta interação também pode ser (e não é raro que seja) fonte de muito sofrimento.
Quando me perguntam o motivo pelo qual os relacionamentos tendem a gerar sofrimento eu prontamente respondo que a causa é uma só: não fomos treinados para dialogar.



Digo “treinados” por entender que o diálogo é uma habilidade e, como tal, precisa ser repetida continuamente e da forma certa sem o qual não vira um hábito. Neurologicamente nossa estrutura cerebral mais primitiva, o cérebro reptiliano, foi treinado para fazer apenas duas coisas: lutar ou fugir.

Desta forma, é preciso entender que a habilidade de dialogar não está associada a este lado primitivo. Pelo contrário, ela é um advento relacionado ao neocortex, área mais evoluída do cérebro humano (o chamado diretor executivo do cérebro) e que por sinal é a que mais nos diferencia dos outros animais. Por isso, quando vemos duas pessoas gritando entre si, temos a impressão de estarmos vendo dois animais e não dois seres humanos, visto que gritar, ameaçar, lutar ou fugir são atributos que todas as espécies sabem fazer. Já dialogar é para poucos, mesmo entre os humanos.

E o que é preciso para haver um bom diálogo?



A base desta habilidade está na dúvida e não na certeza. Só conseguimos dialogar quando abrimos a possibilidade de não estarmos certos no que acreditamos, permitindo ouvir com atenção e respeito o que o outro lado tem a dizer.
Quando as pessoas se encontram encasteladas em suas certezas, por mais que possa não haver um conflito, não é um diálogo que vemos acontecendo. Vemos no máximo dois monólogos que se encontram e no qual nenhuma das partes aprende nada com a outra. Naturalmente é importante ter convicção nas próprias crenças. Mas, se o intuito é aprender a dialogar, precisamos entender que não é necessário tentar convencer ninguém de nada.



(No relacionamento ...)

Um diálogo é um processo dinâmico de trocas no qual os dois lados sintam que saíram mais ricos do que entraram e no qual conseguiram aprender novos pontos de vista para coisas que muitas vezes já pensávamos compreender.

Mas por que será que esta habilidade é importante para dar sentido à vida?


 (pais e filhos...)
Para responder a esta pergunta usarei uma passagem escrita em um antigo livro chinês chamado Tao The King, escrito aproximadamente em 600 A.C:
“Quando o homem é recém-nascido é frágil e flexível. Quando morre é duro e rígido.
Na boca os dentes caem por que são duros e a língua permanece por ser flexível.
Logo, dureza e rigidez são companheiras da morte, flexibilidade e fluidez são companheiras da vida”
Em razão disso, quem não sabe dialogar vive uma vida dura, repleta de conflitos e com baixíssimo sentido de propósito, pois não quer aprender, estando mais preocupada em defender seus pontos de vista.

(Principalmente na adolescencia, o diálogo é fundamental)
Quer ser feliz?

Então aprenda a dialogar e você vai ver como boa parte de seus problemas vão desaparecer, pois mais da metade deles pode ser solucionado com um bom diálogo.


MIGAS, TUDO QUE TENHO POSTADO AQUI, ACHO QUE ABENÇÔO VOCÊS. MAS DISPARADAMENTE EUZINHA ACHO QUE EU SOU MAIS ABENÇOADA. ESSE MESMO COMO NOS ENRIQUECE. SE PRESTARMOS BASTANTE ATENÇÃO E RECEBER NO CORAÇÃO E NOS TORNARMOS PRATICANTE DELE. COMO DIZ O AUTOR, BOA PARTE DOS NOSSOS PROBLEMAS VÃO DESAPARECER. AMÉM!

UMA FELIZ SEMANA FELIZ!




BEIJOS NO CORAÇÃO!


Nenhum comentário: