Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

segunda-feira, 22 de junho de 2015

PENEIRE AS AMIZADES NA 
ADOLESCÊNCIA.
(Beverly Lahaye)
OLÁ BLOGAMIGAS!

E ai meninas findi animado? Que bom! TIVEMOS A PRESENÇA DE ASAPH BORBA, irmão e amigo de longa data, que mais uma vez com seu testemunho nos anima a continuar! Voltando a nossa série sobre adolescência! Este capitulo é de extrema importância. Que bom que temos esta autoridade como pais!

BORA LER E MEDITAR!

A pressão da turma é tão poderosa na vida dos adolescentes que em algumas fases de seu desenvolvimento os amigos têm maior influência sobre eles que os próprios pais. Entre as idades de quinze e dezoito anos ou no fim do curso colegial (dependendo de seu temperamento), a influência desses amigos pode desfazer muito do bem que neles foi incutido por seus pais. Por outro lado, amigos que sejam cristaos ativos ajudarão a fortalecer os bons  padrões cristãos.


Coríntios 15:33 contém uma instrução importante que às vezes surpreende muitos pais, pois ali Deus diz:”Não vos deixeis enganar, as más companhias corrompem os bons costumes”. Temos visto pais insensatos assistirem passivamente e orarem a Deus, esperando que seu filho jovem rompesse amizades profundas com pessoas do mesmo sexo ou com a namorada “firme” que estavam tendo má influência sobre ele. Na realidade, estavam sendo relapsos para com seus deveres paternos ao deixarem de proibir que seus filhos ficassem em companhia de tais amigos descrentes. Enquanto seus filhos morarem sob o seu teto e comerem a comida que você pagou, você tem o direito de determinar as amizades deles. O problema, como até mesmo o Dr. Benjamin Spock reconheceu, é que muitos pais têm medo da desaprovação dos filhos adolescentes ou temem as palavras “Eu te odeio!”  
  

Pode parecer  surpreendente a você que num acesso de raiva muitos adolescentes tenham dito isso a seus pais, mas trata-se de um sentimento passageiro devido ao fato de não poderem satisfazer sua vontade, especialmente com os amigos que eles mesmos escolheram. Numa época de carnalidade, você descobrirá que os jovens de fora da Igreja exercem muito maior atração sobre os adolescentes do que o pessoal da Igreja. O problema não é que os jovens cristãos sejam “chatos”, mas que o modo de vida mundano dos amigos de seu filho adolescente apela mais veementemente a ele porque sua própria vida não está espiritualmente correta. Se você permitir que ele abandone o grupo de jovens ou a Igreja para seguir os caminhos do mundo, seus amigos o corromperão.


Meu marido está hoje no ministério porque quando chegou aos dezessete anos, sua mãe viúva descobriu I Coríntios 15:33 em sua leitura devocional e percebeu que os amigos de infância estavam afastando seu filho do Senhor. Certo Sábado pela manhã se assentou com seu filho e lhe disse: “Esses rapazes estão tendo uma má influência sobre sua vida;  por isso eu quero que você deixe a sua companhia e procure suas amizades na Igreja”. Naturalmente ele recusou! Que adolescente carnal, voluntarioso e arrogante não faria o mesmo? Ela disse então: 






“Meu jovem, você já grande demais para eu lhe dar uma surra, mas eu não vou permitir que sua vida de carnalidade influencie seu irmão e sua irmã.
 “Depois, dise entre lágrimas: “Enquanto você colocar seus pés sob a minha mesa, terá que me obedecer, caso contrário terá que encontrar outro lugar para viver.”Ele ficou furioso por várias semanas mas finalmente obedeceu, com muita má vontade. Hoje ele afirma que aquele foi um momento crucial em sua vida. Eu, pessoalmente, agradeço a Deus por ter ele tido uma mãe desse calibre!
Jovens cristãos podem se ajudar mutuamente. Todo adolescente precisa de alguém a quem confidenciar, especialmente quando tiverem um conflito com seus pais. É extremamente melhor que tenham um amigo crente que partilhe das mesmas convicções básicas e que venha de um lar onde haja padrões similares aos seus. Numa situação assim, jovens descrentes só alimentarão a sua rebeldia. Lembre-se do princípio bíblico: “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e não pode entendê-las porque se discernem espiritualmente”(I Coríntios 2:14).

GENTE QUANTO MAIS LEIO E ESCREVO ESTES  TEXTOS, 
MAIS VEJO A IMPORTÂNCIA DOS PAIS SEREM FIRMES COM TERNURA,  MAS SEREM FIRMES!


UMA FELIZ, SEMANA FELIZ!

BEIJOS!







Um comentário:

Anônimo disse...

Oi tia beth, É a Ana Paula de porto alegre. eu concordo completamente com isso, meus pais em minha adolescência quando eu decidi me afastar do Senhor, eles nao me impediram de escolher pelo mundo, pois era a minha decisão, mas me proibiram de sair com meus colegas e "amigos" do mundo, sei que isso guardou minha vida. E muitas vezes eu me revoltei, vezes em que eu era convidada para as festas de debutantes das minhas colegas, em grande e famosos clubes muitas vezes, e eles diziam que eu não poderia ir. Na hora doía, sempre tinha muita discussão. mas sei hoje que esses "naos" dos meus pais me guardaram de muita coisa, e isso que me trouxe de volta para Deus.
Temos adolescentes aqui se perdendo exatamente pelo medo dos pais de serem taxados como "maus pais".
Meus pais foram "maus" mas eles sabiam que um dia vao responder diante de Deus sobre isso, e hoje eu sei que o amor deles era tão grande que sabiam falar não. Pois até Deus nos da "nãos" que doem.