Versiculo

"[...] e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Ef 3:17-19

Marcadores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014


A VIDA É UMA PROGRESSÃO - IV PARTE (ADOLESCÊNCIA)
(Silvia Himitian)


OLÁ BLOGAMIGAS!

ESTA FLOR ESTÁ INCOMPLETA. E ISTO ME LEMBRA (ADOLESCÊNCIA), UMA PARTE DA VIDA ESPERANDO A CONTINUIDADE. DEPENDE DE CADA UM, COMO A COMPLETARÁ. COM PÉTALAS BONITAS COMO ESTAS, OU COM PÉTALAS MARCADAS E FERIDAS PELO TEMPO. 

GOSTARIA QUE OS PAIS LESSEM SOZINHOS, ANTES  DE LER COM OS FILHOS, MAS QUE LESSEM! 

AO LER, VOCÊS PERCEBERÃO QUE ALGUNS ASSUNTOS SÃO POLÊMICOS. UMAS CONGREGAÇÕES ACEITAM ALGUNS DOS TÓPICOS E, OUTRAS NÃO. LEMBREM-SE QUE " "EUZINHA", SÓ ESTOU COMPARTILHANDO AS PALAVRAS DA SILVIA HIMITIAN.  



A adolescência é também apropriada para determinar as pautas de conduta a seguir no tocante ao sexo.



Em nossa sociedade, o sexo é visto principalmente, como uma força de instinto, quer dizer, como uma função biológica simplesmente. Portanto, quando uma pessoa tem fome ela come, e quando sente sono ela dorme, também deve ter relações sexuais quando sente o desejo. Isso significa que despojaram o sexo de seu sentido mais transcendente, de sua digniade e de sua pureza. E esse uso abusivo e indiscriminado do sexo, contaminou os corpos e as mentes das pessoas, levando-as a um nível quase animal. Multiplicou a corrupção e muitos o vêem como algo desejável, mas imundo ao mesmo tempo. E não faltam aqueles que, por terem a consciência adormecida, o consideram lindo e louvável em qualquer de suas expressões: amor livre, homossexualismo (não esquecendo que  devemos amar o pecador e não aceitar o pecado), etc. A tudo isto Deus chama de imundícia, e decretou condenação sobre qualquer que o pratique.



Deus tinha em mente algo muito diferente quando criou o sexo. Por um lado, o fez para cumprir a função de reprodução dentro da estrtutura sólida e santa da família. Ou seja, Deus pretendeu, desde o princípio, que nascessem filhos unicamente dentro de famílias firmemente estabelecidas e capazes de criá-los em ordem, respeito, amor, obediência e temor do Senhor. Todo aquele que nasce fora de uma família está destinado a sofrer muitas penas e carências (principalmente de proteção, por causa da ausência do pai). Também, a fim de evitar o desamparo dos filhos, é uma das razões pelas quais Deus proíbe o divórcio, visto que ao se produzirem novas uniões, os filhos ficam sem família própria, e perdem assim seu sentido de pertencer. O papai tem sua nova família, a mamãe tem sua nova família, porém, qual é a do filho?




 O pai tem filhos por um lado, a mãe os tem por outro, pode ele seguir vendo-os como seres dignos e honráveis em meio de tal promiscuidade? Tão pouco essas novas uniões estabelecem um marco adequado para as crianças que virão, as quais crescerão com o sentir de que nada é permanente e duradouro, já que papai e mamãe trocam de esposa e marido quando acabar o amor, ou quando surge divergências. Tudo isto cria um panorama muito desolador. Por isso Deus foi muito claro ao instituir uma relação matrimonial monogâmica (um só homem, uma só mulher). E deu duas funções específicas ao sexo dentro do casamento, a primeira das quais é reproduzir filhos sadios dentro da sagrada instituição familiar.




A segunda função é permitir que o homem e sua mulher entrem em uma relação de intimidade na qual sejam capazes de entregarem-se um ao outro para conhecerem-se e aceitarem-se mutuamente até ao nível de unidade que Deus quer no casamento, uma unidade total, completa. Como Ele mesmo exprerssou, ser “uma só carne”, e não mais dois indivíduos separados. Não é adequado que o homem e a mulher se relacionem sexualmente com outros antes de casarem-se, a fim de que possam chegar ao casamento limpos interiormente, sem vergonhas e temores. Isso permite que sua unidade seja completa.



Quem entrega-se a uma vida sexual livre em pouco tempo fica arruinado, como uma cidade arrasada pela guerra, assolada e destruída.



A experiência sexual dentro do casamento é linda, sadia, construtiva e feliz. Porém, fora dele, somente provoca destruição, como bem assinala Paulo em I Co. 6:12-20.


Dessa maneira, você fará muito vem em cuidar-se. Em tratar o seu corpo como sendo o templo de Deus. Em todo tempo tem que sentir-se digna diante do Senhor. Portanto, siga suas instruções.

Ajudaremos você com algumas considerações práticas:
1 – Fuja de todas situações nas quais possa ser tentada a cometer qualquer ato que atente contra a santidade que Deus quer que conserve. Não consinta em paseios ou diversões com jovens incrédulos e liberais no que diz respeito ao sexo. Não leia revistas ou artigos de revistqs que contaminem. Tome cuidado com os programas de televisão e com os filmes que vê. Não permita nenhum tipo de manuseio, nem o mais inocente, por parte dos rapazes (isso inclui os rapazes da Igreja).

EX. PENSEM BEM (CONSIDERANDO OS RISCO DA GERAÇÃO ATUAL), ANTES DE DAR UM SMARTPHONE, IPAD E LIVRE ACESSO À INTERNET AOS FILHOS.

Todas essas coisas procuram despertar seus sentidos e levá-la a desejar algo que ainda não está em condições der experimentar.
Se permite que seus sentidos sejam estimulados frequentemente, cairá em uma dessas três coisas:
a) Frustração, porque estará continuamente reprimindo seus impulsos sexuais, consciente de que não pode ainda dar-lhes expressão;
b) Pecado, porque não conseguiu resistir à tentação;
    c) Masturbação, a qual traz consciência de culpa. Esse sentimento de culpa ocorre devido ao manuseio que faz com o próprio corpo, acompanhado de pensamentos sujos.


     Deus quer libertá-la de qualquer dessas três coisas. A forma mais simples é não permitir que sua mente seja estimulada pelas revistas, filmes, música (sim música!), piadas sujas ou histórias eróticas. Chame a todas essas coisas pelo seu nome: lixo. E atire-as à lata de lixo! Em outras palavras; simplesmente não dê a partida no motor. Cada vez que sej encontre com algo que a estimula sexualmente, rejeite-o, destrua-o e tire-o de sua mente. Diz Ec.3:5 que há “tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar”. Esse é seu tempo de afastar-se de abraçar; portanto, não permita que nada a estimule a desejá-lo, até que chegue seu tempo de abraçar.

   

2  2 - Descubra o que na realidade é o romantismo e tome uma postura sadia. O que vamos lhe dizer parecerá estranho. Porém é a verdade. O romantismo não é se não o erotismo disfarçado, por que pretende ter sua origem no amor. Um amor que cega o entendimento, que se converte em um poderoso rio que arrasa com tudo, que é capaz de ultrapassar qualquer limite. Enfim, o coração é quem manda! Tudo isso é uma grande mentira. Em nome do amor pode-se cometer traição, adultério, abandonar filhos e o marido, etc. Isso não é amor. É um sentimento desenfreado, louco. É paixão. Pense em todas as telenovelas que você viu. Nas cenas romântidcas, nos beijos, nas carícias, no tom da voz, tudo é erótico. Essa canção romântica fala do amor que os une, e dos inesquecíveis momentos que passam juntos, detalhando-os; canção que a faz flutuar e a deixa sonhadora, na realidade é um apelo sexual. O pensamento que então surge é: “Que pena que não tenho ninguém que me abrace e beije-me assim! Que vontade de ter um namorado, um marido e...! não lhe faz bem. Se algo lhe produz cócegas no estômago, isso não é uma sensação romântica, mas erótica! Uma voz grave de homem, expressando-se em tom suaves e dicção lenta, move você por dentro porque a estimula sexualmente. A muler é muito sensível aos estímulos auditivos. A carícia da mão do rapaz em sua mão ou em seu rosto, se arrepia? Isso também é um estímulo sexual. As relações sexuais começam com carícias, com um carinho na pele. Não nos comportemos como ingenuidade. Vejamos as coisas como são. O romantismo pretende por m manto rosa sobre as coisas que não são tão inocentes como parecem. Por um lado é erotismo disfarçado. E por outro lado, um conglomerado de fantasias, sonhos e irrealidades, ao qual atribuem um aspecto rosa inocente  que se acoberta sua verdadeira essência. E muita moças têm castelos nos ares, sonham com o príncipe encantado, e criam para si falsas imagens do que é o casamento. Isso as leva em muitos casos, a escolherem mal seu cônjuge, e a chocarem-se contra a realidade quando despertam de seus sonhos e encontram-se em meio de uma situação totalmente alheia ao que foram seus ideais em suas mentes.  
  CREMOS QUE UMA FAMÍLIA QUE LEVA O SENHOR A SÉRIO NÃO TEM ESPAÇO, PRINCIPALMENTE EM SUA CASA, PARA TROCAR A BOA MÚSICA (CRISTÃ) POR "ALGUMAS COISAS" QUE HOJE EM DIA SE CHAMA DE MÚSICA.
    EX. NOSSO AMADO ASAPH BORBA QUE REVOLUCIONOU A MÚSICA CRISTÃ, EM SUA GERAÇÃO.


E QUE TEM FORMADO SEU FILHO NO MESMO CAMINHO.



3 - Não se apegue à música mundana, nem se entusiasme pelas baladas
A música romântica tem como finalidade estimular a mente e a imaginação, e assim produzir um desejo sexual. Deixe-a para mais adiante, quando puder escutá-la com seu marido. Nesse momento não haverá problemas se lhe produz excitação. Quanto as baladas, todo seu atrativo consiste em que a participação seja sempre em casais. Ninguém iria a uma balada só de moças, ou só de rapazes. Se aconsehamos que não haja carícias e nem manuseio entre os jovens, como admitir que dancem abraçados? Seria como estabelecer uma zona franca ou de permissão. E se não é conveniente o contato físico, é disso precisamente que se constitui uma balada! Procure estimular seus filhos à boa música, aprendendo a tocar algum instrumento. Ele próprio, ao crescer saberá selecionar boas músicas e terá um gosto mais apurado por boas músicas. A música traz cura a  muitas áreas na vida das crianças. Como timidez,  baixa auto-estima e se torna mais afetivo.





      4 - Nunca se dê aos flertes e nem “dê em cima”dos rapazes. Não é tempo de romances. A ideia é que se conserve pura não somente no corpo, mas também na mente e nos pensamentos para aquele que será seu esposo. Imagina que agora começasse um namoro com alguém do grupo, e que dentro de pouco tempo tudo se desvanecesse. E que logo fizesse mais duas ou três tentativas com outras pessoas, até que aparecesse o definitivo. Que faria então, com todos os beijos e abraços que deu e que lhe deram? Poderia apagá-los? Poderia voltar a manter uma amizade natural e esponntânea com esses rapazes? Quando os vir nas atividades da Igreja não voltarão à sua mente as recordações? Não faça nada que no futuro tenha que se arrepender. Quando se aproximar dos rapazes seja prudente e cuidadosa. Evite tocá-los repetidamente. Temos visto algumas moças mostrarem-se demasiadamente “efusivas”. Isso traz problemas para os rapazes. O homem se excita sexualmene muito depressa. Às vezes basta somente uma carícia ou um toque. Diz II Tm. 2:22 – “Foge também das paixões da mocidade”. Sábio conselho!

PRATIQUE BASTANTE ESPORTE: NATAÇÃO, VOLEI, FUTEBOL, SURF, ANDE DE BIKE,ETC.







      No entanto, não queremos que tenha a impressão de que estamos vendo pecado em todas as coisas. Ao ser tão direta e, às vezes um pouco rude, estamos procurando que tome consciência de todas essas realidades que movem ocultamente, e que muitas vezes não são detectadas em uma primeria análise. Porque é precisamente nesse nível que se move satanás. Toda mentalidade mundana não obedece senão à estratégia de satanás, e tem como finalidade arruinar o homem e destruir a família (coisa que está conseguindo com êxito), para acabar com o grande projeto de Deus para a humanidade.

    Digamos, para terminar, que Deus deseja circunscrever toda a prática sexual ao casamento, de tal maneira que os homens e as mulheres se conservem castos até o dia de sua boda. Dessa maneira saberão valorizar o casamento, serão muito cuidadosos ao escolher seu cônjuge, e farão seu maior empenho em edificar uma família sólda e em conservá-la, sabendo que é seu único tesouro na terra, e que não têm a alternativa de formar outra. Todas as liberdades que o mundo faz uso são ninharias, coisas sem valor, que definitivamente não os satisfazem, mas sim desvalorizam, contaminam e destrói a verdadeira relação sexual satisfatória, que é a matrimonial.  

     Essas bases devem ser bem edificadas na adolescência, a fim de estabelecer, desde essa idade juvenil, as normas de conduta pelas quais haverá de se conduzir durante a vida.


    DEUS LHES DÊ GRAÇA PARA SEREM SÁBIOS NESTA FASE DE SEUS FILHOS! 

       ABRINDO UMA EXCEÇÃO, FAREI UM POST ESPECIAL, SÁBADO. 






Nenhum comentário: